Águeda: Autarquia promete aumento de apoio às Juntas de Freguesia.

2023-01-30 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Garantia de aumento no apoio às Juntas de Freguesia de Águeda.

A primeira reunião do Conselho Executivo de Freguesias fez balanço ao programa de apoio e deixou referências a 2023.

A Câmara de Águeda reuniu com os presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, no Centro de Artes de Águeda, e assumiu aumento de 20% no valor dos acordos de execução, mantendo-se os critérios de distribuição pelas freguesias.

“Acreditamos e apostamos na capacitação das Juntas para que possam, pela sua proximidade, responder às necessidades mais prementes das populações”, disse Jorge Almeida.

Em 2022, foram atribuídos 2.084.000 euros às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, que resultaram de acordos de execução (que se referem a fornecimento de materiais de construção e outros, bem como à gestão e manutenção dos espaços verdes, limpeza de vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros, entre outros); protocolos de colaboração e contratos interadministrativos para a realização de obras e projetos pelas freguesias; apoios para a aquisição de máquinas, viaturas e equipamentos.

A autarquia atribuiu ainda apoios para festividades, transportes com veículos próprios das juntas, refeições escolares e manutenção de percursos pedestres.