Águeda: 13 agregados familiares vão ter ajuda na recuperação de casa.

2024-03-16 09:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Agregados familiares de Águeda, identificados no âmbito da Estratégia Local de Habitação, já têm acordo de representação.

Esses acordos foram assinados esta sexta com a autarquia e abrem caminho à reabilitação de casas.

As candidaturas vão ser realizadas, com o apoio do Município, no âmbito do Programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, do Plano de Recuperação e Resiliência, que permitirá o financiamento a 100% para a reabilitação destas casas, melhorando as suas condições de habitabilidade.

No seguimento da identificação das habitações – e seus proprietários – em todo o concelho que reunissem os critérios para estas candidaturas, o Gabinete de Apoio para a ELH, criado pelo Município de Águeda, fez todo um trabalho de avaliação para que os pressupostos que estão na base da candidatura possam ser cumpridos e assim se consiga os apoios para a reconstrução destas casas e, consequentemente, a melhoria das condições de vida dos cidadãos identificados.

Nesta fase, vão avançar para processo de candidatura 13 agregados familiares, de várias freguesias do concelho, num total de 31 pessoas que vão poder ver melhoradas as condições das suas casas.

“Hoje é um dia de esperança e vamos trabalhar para conseguirmos que estas obras sejam feitas e que venham dar-vos outras condições”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, ontem, na sessão de assinatura dos acordos de representação, que permitem ao Município, em nome destes cidadãos, candidatar as suas habitações aos fundos europeus.

De recordar que esta é uma medida no âmbito do Programa 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, do Plano de Recuperação e Resiliência, dirigido a pessoas que vivam em “condições habitacionais indignas” e que não tenham capacidade financeira para suportar o custo de uma habitação adequada.