Agricultores pedem concretização do estatuto da "agricultura familiar".

2020-07-26 20:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiron defende urgência na “adopção de medidas efectivas de apoio à agricultura familiar”.

A pandemia afetou a pequena e média agricultura numa área já de si em dificuldades em particular quanto ao escoamento e custos da produção.

“É igualmente urgente, medidas de apoio efectivas e desburocratizadas relativamente aos prejuízos causados pela praga de javalis e da queda de granizo que afectou, em particular, a produção de mirtilo no distrito de Aveiro onde a maioria das produções assentam na agricultura familiar em Zonas desfavorecidas, que geralmente são esquecidas”.

Esta organização apela à concretização do estatuto da agricultura familiar, à imediata redução das taxas aplicadas nos mercados locais, reposição da “electricidade Verde”, linhas de crédito bonificado e reduções fiscais e contributivas.

“Num pais que depende perigosamente da importação de alimentos, consequência das insistentes imposições da PAC, Politica Agrícola Comum, é agora mais evidente que medidas tem que ser tomadas visando uma estratégia para o futuro que garanta a nossa soberania alimentar e que alavanque a produção nacional potenciando uma economia circular no sector”.