Agricultores em protesto temem pelo futuro do setor leiteiro.

2015-06-26 15:33

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de 40 tratores entraram hoje em Aveiro em protesto contra o fim das quotas leiteiras. Organizado pela Associação de Lavoura do Distrito de Aveiro, o protesto teve início em Ovar e terminou à porta da representação da Direção Regional de Agricultura do Centro. Lembrando que desde a adesão à União Europeia, Portugal passou de 35.000 explorações leiteiras para 1.500, Albino Silva realçou que o que está em causa atualmente é assim "a própria soberania alimentar portuguesa". Contestando que a reforma da Política Agrícola Comum tenha sido um sucesso, este responsável defendeu que o programa "foi é uma desgraça que visou a liquidação de milhares de explorações leiteiras".

O eurodeputado da CDU Miguel Viegas, que integra a Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu, acompanhou o protesto e notou que ao problema do fim das quotas acresce o do embargo da Rússia aos produtos europeus, o que vem diminuindo as exportações de leite. "O embargo russo foi uma medida política e os agricultores não têm que pagar por isso", explicou.

José Lobato, presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne, também aderiu ao protesto da ALDA, anunciando o lançamento de uma campanha de sensibilização do consumidor final, que diariamente adquire leite sem o devido conhecimento das dificuldades associadas ao seu processo de produção e comercialização.

"Começaram por arrasar a produção no interior do país, depois acabaram as pequenas explorações e agora são as médias. A seguir vão desaparecer as grandes, que até eram viáveis, mas vão ser 'comidas' pelas grandes empresas de outros países".