Agência Portuguesa do Ambiente alerta para fraca qualidade do ar devido a nuvens de poeira.

2022-03-16 13:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Agência Portuguesa do Ambiente alerta para fraca qualidade do ar devido a nuvens de poeira.

"Está a ocorrer uma intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África originando uma situação de fraca qualidade do ar com elevados níveis de partículas inaláveis (PM10)", refere a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em comunicado.

Desde o início da manhã de ontem que esta ocorrência se está a verificar na região Norte, prevendo-se que se estenda às regiões do Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, com um agravamento para o dia de hoje em todo o território continental.

A Agência Portuguesa do Ambiente indica também que "este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direção-geral da Saúde".

Na aplicação oficial da APA, "Qualar", para além de se poder verificar em tempo real a monitorização da qualidade do ar, onde é possível constatar níveis mais elevados quer das PM10 quer das PM2.5, é ainda disponibilizado um conjunto de informações relevantes sobre esta temática, onde se destaca a previsão da ocorrência deste tipo de fenómenos naturais.

A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Grupos de risco devem permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.