AEVA coordena projeto de formação profissional.

2020-07-10 08:12

Categoria: 

Concelho: 

A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro participa, esta sexta, na conferência final do projeto intitulado ‘From birth to adulthood – a WBL successful Practice!’.

Trata-se de uma ação ao abrigo do programa Erasmus+, Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissional.

Esta iniciativa pretendeu colmatar a distância entre a formação profissional e as necessidades reais das empresas e, simultaneamente, validar os resultados de aprendizagem e os currículos desenvolvidos, numa plataforma digital de forma a facilitar a transparência e a certificação da formação realizada.

Foi utilizada a metodologia de gestão de projetos, tendo por base a solução de problemas, promovendo um modelo de ensino-aprendizagem “estimulante, inovador e eficaz”.

Fazem parte deste projeto, coordenado pela Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro, 10 entidades de 3 países europeus (Portugal, Espanha e Itália).

Em cada país, trabalharam em conjunto, para além de parceiros associados, uma escola de ensino e formação profissional, uma empresa e uma autoridade regional. Em Portugal, os parceiros deste projeto são o Município de Sever de Vouga, a empresa A. Silva Matos S.A. e o Instituto Politécnico do Porto.

Este último, teve a responsabilidade de desenvolver a plataforma online de validação de resultados de aprendizagem.

Esta sexta, entre as 11h e as 16h, tempo de balanço num projeto sobre o desenvolvimento do currículo por competências, apoiado em resultados de aprendizagens realizados em empresas, nas áreas da metalurgia, mecânica, mecatrónica e manutenção industrial.