Adriano Moreira homenageado na celebração dos 42 anos da Universidade de Aveiro.

2015-12-15 07:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro celebra o seu 42º Aniversário. Para além das habituais intervenções do Reitor e do presidente da Associação Académica da UA, o evento integra a atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Adriano Moreira, professor de ciência política. Será também a primeira intervenção de Eduardo Marçal Grilo enquanto Presidente do Conselho Geral da UA (com áudio).

A sessão, às15h, completa-se com a entrega de prémios e bolsas aos melhores alunos da UA e a inauguração da Galeria “Doutores Honoris Causa da UA”. À noite, pelas 21h30, realiza-se o concerto de Natal e de aniversário da UA, na Igreja Matriz de Ílhavo.

Depois da cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Adriano Moreira, um momento constituído pelo elogio do doutorando pelo padrinho Eduardo Marçal Grilo, a cerimónia de investidura e a intervenção do novo Doutor da UA, serão entregues o Prémio Literário Aldónio Gomes 2015 a Rui Miguel Fragas e mais de 70 bolsas de estudo e prémios aos melhores caloiros e alunos da UA suportados por esta Universidade e por quase três dezenas de empresas/instituições parceiras.

Pelas 18h00, as comemorações estendem-se à Sala de Atos Académicos, no mesmo edifício, para inaugurar a Galeria “Doutores Honoris Causa da UA”, onde ficarão expostas as fotografias das 35 individualidades a quem ao longo dos anos a UA entregou o seu mais alto galardão, regressando às 18h30, ao átrio, com uma visita guiada à exposição “Agricultura Lusitana”, uma mostra composta por um conjunto de artefactos contemporâneos representativos da memória e da identidade das aldeias do Xisto. Produzidos por mais de 150 artesãos, 22 ateliers artesanais, designers, docentes e alunos de nove escolas superiores de design nacionais, entre as quais a UA, esses artefactos mostram como se pode reinventar a cultura dos lugares relacionando conhecimento e comunidades locais em contexto rural.

À noite, pelas 21h30, a Igreja Matriz de Ílhavo recebe o Concerto de Natal e do 42º Aniversário. Sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço, a Orquestra Filarmonia das Beiras, as sopranos Isabel Alcobia e Daniela Matos, o trompetista Pedro Pacheco e a organista Cristiana Spadaro interpretam obras de Francesco, Giuseppe Torelli, Alessandro Marcello, George F. Handel, Wolfgang A. Mozart e Johann S. Bach.