ADRA apresenta ao governo croata modelo de eficiência hídrica.

2023-05-02 09:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Águas da Região de Aveiro recebeu e partilhou a sua experiência no projeto de eficiência Hídrica com uma comitiva composta por elementos do Banco Mundial e do Governo croata.

Este projeto inovador da AdRA tem sido alvo da curiosidade do setor das águas sendo considerado um exemplo do melhor que se faz no setor das águas neste âmbito, nacional e internacionalmente.

O projeto “Non-Revenue Water Reduction with Performance Based Contract - AdRA’s Case Study”, o primeiro do género em Portugal onde, através de um contrato baseado em objetivos tem multiplicado a capacidade de redução de perdas de água da empresa que gere os serviços de saneamento e de abastecimento de água na região de Aveiro.Os resultados permitiram, num período de 5 anos com início em 2018, reduzir as perdas do sistema de abastecimento de água em mais de 10%, passando de cerca de 30% em 2018 para menos de 20% em 2022.

Esta evolução dos resultados chamou a atenção do setor e, em setembro do ano passado, o projeto foi apresentado no Congresso Mundial da International Water Association em Copenhaga.

Desde então as abordagens de entidades como o Banco Mundial (que é uma instituição financeira internacional com a missão de alcançar o duplo objetivo de erradicar a pobreza extrema e de construir uma prosperidade compartilhada) têm vindo a multiplicar-se.

A referida entidade financeira internacional que tem vindo a apoiar o setor das águas da Croácia, escolheu a AdRA como caso de estudo no que concerne à sua abordagem rumo à eficiência hídrica e redução de perdas de água.