ADIG visitou Porto de Aveiro para "observar" Bacia de Contenção de Lixiviados. Dirigentes locais satisfeitos com o que viram.

2017-07-26 10:15

Categoria: 

Concelho: 

Membros da Direcção da Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha (ADIG), estiveram esta semana no Porto de Aveiro, onde reuniram com a Administração do Porto e com responsáveis da Cimpor.

O objectivo da reunião foi o de observar a evolução das obras da Bacia de Contenção de Lixiviados e da Estação de Tratamento.

“O sistema de drenagem das águas lixiviantes, da zona onde é descarregado o Petcoke, é composto por dois subsistemas absolutamente iguais e simétricos (…) uma valeta, coberta com uma grade, envolve a zona do Petcoke e recolhe as escorrências das águas lixiviantes, que drenam para uma cisterna, que tem duas bombas elevatórias”, é descrito pelos responsáveis da Associação. Na cisterna “estão definidos os níveis de líquido”. “O nível mais baixo põe a primeira bomba a funcionar e, à medida que sobe, arranca a segunda”, é referido. “Se, excepcionalmente, atinge o quartonível (75% da capacidade total deste depósito), o sistema dispara um alarme sonoro, que dá a indicação de haver problemas”, sublinham. As águas contaminadas são bombeadas para dois tanques assentes no solo do Porto Comercial. A ADIG assegura estar satisfeita com o que viu no local. “É mais uma prova de que o diálogo pode, naturalmente, levar a resultados frutíferos, para bem das pessoas e da natureza”.