ADIG aplaude APA após conclusão da Bacia de Contenção de Lixiviados e Estação de Tratamento.

2017-07-04 11:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Gafanha da Nazaré "pode respirar fundo e a ria está mais limpa", na opinião da Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré (ADIG) que se congratulou com a conclusão dos projectos de construção da Bacia de Contenção de Lixiviados e a Estação de Tratamento que “estão prontas”, no Cais Comercial do Porto de Aveiro.

O sistema é formado por uma bacia de captação de águas, que envolve a zona do 'Petcoke', “que escoa para depósitos, os quais drenam para dois tanques finais de sedimentação e tratamento dos efluentes”, é referido em comunicado de imprensa.

Humberto Rocha, Presidente da Direcção da ADIG sublinha que esta “é a última das obras reclamadas pela Associação, para reduzir ao mínimo as emissões de partículas do Petcoke sobre a Gafanha da Nazaré e povoações a sul”. Estes 'trabalhos' “vem juntar-se às benfeitorias já anteriormente realizadas pela Cimpor e pela APA: A Barreira Eólica contra Ventos Dominantes, o Canhão de água vaporizada sobre a pilha de Petcoke na carga e descarga, navios de transporte mais pequenos e começo imediato da carga para camions cobertos, cuidados com as gruas, paragem da movimentação com ventos mais fortes e a Estação de Monitorização da Qualidade do Ar Ambiente”.

A ADIG reconhece “a disponibilidade que a Administração da Cimpor e o atual Presidente da Administração do Porto de Aveiro sempre tiveram para dialogar connosco, por forma a 'chegar a bom porto' na minimização dos problemas da poluição pelo Petcoke e Clinquer”.