ADERAV promove Jornadas de História Local e Património Documental.

2021-11-19 07:33

Categoria: 

Concelho: 

A ADERAV promove as 15ºas Jornadas de História Local e Património Documental.

Evento de três dias sobre património arqueológico no edifício da antiga capitania.

Participações de Cláudio Torres, Maria Ramalho, Luís Souto, Susana Temudo, Ricardo Costeira, Sónia Filipe, José Maria Amado Mendes, Aida Carvalho, Fernando Real, Maria Miguel Lucas e Luís Raposo.

O objetivo desta edição passa por procurar oferecer a todos uma visão global do estado da arte, bem como apresentar os novos dados que as recentes intervenções arqueológicas realizadas no concelho permitiram reconhecer.

Evento considerado estratégico “no atual momento de promoção cultural e de desenvolvimento urbano da Cidade e de todo o Município”.

A sessão de abertura está marcada para as 9h30 com intervenções de José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Lauro Marques, Presidente da ADERAV.

O primeiro painel, sobre arqueologia e poder local está marcado para as 10h.

Ao final da manhã painéis sobre a proteção e valorização do património arqueológico em Aveiro e perspetivas de salvaguarda.

A tarde fica por conta da análise sobre áreas do município de valor arqueológico e vai terminar na industria e na ria.

Sábado fala-se de cerâmica e sobre a ação noutros pontos do país.

Comunicação e tecnologia e a relação com a arqueologia marcam a agenda na tarde de sábado e às 16h40 sessão de encerramento com Miguel Capão Filipe, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro e Lauro Marques (Presidente da ADERAV).

Domingo é dia de roteiro pelo património arqueológico de Aveiro.