ADACE quer cordão arbóreo em torno das fábricas da Navigator em Cacia.

2019-07-02 07:59

Categoria: 

Concelho: 

O candidato da CDU às legislativas de Outubro, Miguel Viegas, deu força à ideia de criação de um cordão arbóreo em torno das fábricas da Navigator em Cacia.

A ideia foi apresentada pela Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira na reunião com o candidato da deputado.

A CDU apoia a ideia da ADACE de se criar, de forma progressiva, um cordão florestal à volta da fábrica.

Esse encontro serviu para fazer o ponto de situação relativamente ao relacionamento da empresa Navigator com a população e também para avaliar os novos acessos à fábrica e à variante para entrar em Cacia.

No caso da via, Viegas diz que faltou “auscultação às populações” que poderia ter ajudado a evitar “erros e lacunas” e diz que sobressai a falta de uma ciclovia.

“A segunda rotunda está mal desenhada obrigado os camiões pesados a invadir a faixa de rodagem oposta para sair dela em direção a Angeja. A variante destinada a dar acesso ao centro da vila tem um estacionamento que não serve rigorosamente para nada e que poderia ter dado lugar a um vasto corredor para bicicletas”.

Com a implementação de portagens na A25 aumentou o trânsito no centro de Cacia mas a CDU diz que a Fábrica não pode ser colocada em causa.

“A CDU nada tem contra a presença da empresa de celulose que traz emprego e cria riqueza. Contudo, é fundamental que prossiga o diálogo da empresa com as populações visando mitigar os impactos nefastos da actividade fabril”.