"Aceitei este documentário e livro para que se falasse de prisões e de presos" - Padre João Gonçalves.

2016-06-15 11:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O livro “O Padre das Prisões – um ensaio sobre a vida do Padre João Gonçalves” foi apresentado como tributo ao homem que durante anos assumiu a coordenação da Pastoral Penitenciária da Igreja católica.

A autora do livro, Inês Leitão, argumentista do documentário sobre o “Padre das Prisões”, quis revelar episódios do interior das cadeias, análises à presença da Igreja nesse ambiente e dar visibilidade aos bons exemplos da Igreja.

Inês Leitão explicou que o livro surge na sequência das entrevistas de preparação do documentário estreado em 2015. “Achei sobretudo que aquele material que não estava incluído, que era áudio, era importante partilhar com outras pessoas porque o que ouvi ajudou-me enquanto ser humano. As reflexões que ouvi o padre João fazer, fizeram-me traçar um caminho novo na minha espiritualidade. Ele fez-me lançar um novo olhar na minha espiritualidade”.

Na obra editada pela ‘Caritas’ é possível sobre “episódios pontuais”, o "pensamento da Igreja", a "vida nas prisões" e a "Pastoral Penitenciária". Inês Leitão revela que uma das virtudes é mostrar o papel de uma “Igreja positiva”.

“É mostrar a Igreja, o serviço e estes padres e pessoas que trabalham com pessoas que estão na linha, na margem. Sem mostrar isto não podemos mostrar a verdadeira Igreja porque isto é a Igreja dos pobres. É a Igreja daqueles que precisam e daqueles que se sacrificam e sofrem com eles. Eu acredito profundamente nesta igreja de Cristo”.

O sacerdote da Diocese de Aveiro, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária da Igreja Católica, não esconde que fica pouco confortável com os elogios. Prefere dar visibilidade aos temas da vida nas prisões e da reintegração de reclusos (com áudio).

O presidente da Câmara de Aveiro foi ao local de lançamento depois de uma viagem aos Estados Unidos mas diz que não poderia ficar indiferente e passar ao lado desse momento.

“Deitei-me sentado num avião à uma da madrugada e acordei sentado às 16h30. Agora é gerir a adrenalina para ver a seleção jogar contra caloiros que pela primeira vez jogam um grande jogo e fá-lo-ão com intensidade e nervo. Essa nota é de agradecimento ao Padre João Gonçalves que é sempre um caloiro que põe em cada dia da vida um dia muito importante para os outros. Só podemos crescer todos os dias quando tornamos cada dia importante para os outros”.

O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, reforço a mensagem pela entrega e espírito de missão do Padre João Gonçalves. “Não bastam os carismas e as qualidades. É preciso generosidade. Pode haver gente com mais carismas ou qualidades que o Padre João mas se calhar não têm tanta generosidade. Tudo isso vai crescendo”.