Académicos analisam impacto das invasões francesas em Ílhavo.

2019-01-16 09:35

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Documentação de Ílhavo acolhe, esta quarta, às 17 horas, a ação de formação “Povoadores vs Invasores do Município de Ílhavo”, no âmbito do Ciclo de Palestras.

Promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, esta ação tem como objetivo dar a conhecer a história da Colónia Agrícola da Gafanha, integrada no contexto das colónias agrícolas portuguesas, bem como a história de Joana Rosa de Jesus, mais conhecida por Joana da Maluca, como líder de opinião e povoadora das Gafanhas, e, por fim, uma reflexão sobre as Invasões Francesas em Portugal, na Região de Aveiro e, mais concretamente, no Município de Ílhavo.

O primeiro painel terá como oradora Filipa Guerreiro, da Universidade do Porto, numa abordagem ao tema “A Colónia Agrícola da Gafanha no contexto da Junta de Colonização Interna”, entre 1936 e 1960.

Seguir-se-á o tema dedicado a “Joana Rosa de Jesus: um arquétipo do povoador da Gafanha?”, por Pedro Silva, investigador da Câmara Municipal de Ílhavo, e o lançamento do n.º 4 da revista “Nossa Gente” sobre esta ilustre gafanhense.

O terceiro painel, “Ílhavo/Aveiro sob as Invasões Francesas, breves notas”, terá como orador o historiador Amaro Neves, numa reflexão sobre as consequências e sobre o ambiente social.

O encerramento terá lugar pelas 20 horas com a formalização do protocolo entre o Município de Ílhavo e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) e o agradecimento público aos doadores de documentação durante o segundo semestre de 2018.