Academia de Vela do Sporting de Aveiro lança programação de Verão.

2022-06-01 11:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Verão com vela na ria de Aveiro.

A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro inicia, este sábado, dia 4 de Junho, o projeto "Navegar@Aveiro", projeto que decorre de Junho a Outubro com um conjunto de eventos náuticos que prometem animar a Ria de Aveiro.

Evento com aulas abertas para crianças, aos sábados de manhã (11h-13h), durante os meses de Junho e Julho.

Esta iniciativa das aulas abertas é uma iniciativa inclusiva, estando aberta a crianças com incapacidades físicas ou cognitivas.

No sábado dia 4 de Junho, e de forma a celebrar o "Dia da Criança", as primeiras 6 crianças (6 aos 12 anos) que aparecerem no clube vão receber um Diário de Bordo da Fundação Ecomar, um guia para conhecer, desfrutar e respeitar o mar através do desporto e da vida saudável e ganham direito a um curso de iniciação à vela.

Trata-se de um livro de referência para as crianças e jovens que se começam a interessar pelos desportos náuticos, com um programa para ajudar a aprender mais sobre os mares e oceanos, como cuidar deles e como afetam a saúde do planeta.

Para jovens e adultos, o clube promove cursos de iniciação e aperfeiçoamento à vela, que decorrem aos sábados de tarde.

Com tradição no fomento dos desportos náutivos, o SCA integra a estação náutica de Aveiro e mantém colaboração com a Câmara de Aveiro e Região de Aveiro (CIRA).

Julho promove férias náuticas "Piratas da Ria", com atividades de vela e canoagem destinadas a crianças e jovens entre os 6 e 15 anos, e que são organizadas novamente em inícios de Setembro.

Também em Julho confirmada a organização do "Raquero Sun-Set Sailing Cup", atividade que junta os entusiastas da vela num evento cujo objetivo é a diversão e o convívio, terminando com um Sun-Set nas instalações do clube.

O clube vai ainda organizar estágios de vela para as suas equipas, exposição de "Clássicos de Vela e Motor", em Julho, e um "Workshop de Reparação Naval" (Outubro).

Haverá sessões de vela adaptada com diversas instituições, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (Sailing4All), que vão decorrer durante a semana e aos sábados, proporcionando assim a todos os interessados aulas abertas de vela adaptada, rumo a uma Ria inclusiva.

No âmbito do projeto "Aveiro@Navegar" estão ainda previstas a organização de um Troféu Norte da Classe Optimist, prova que conta com o apoio da Região de Aveiro, bem como a colaboração na organização de várias regatas promovidas nos meses de Agosto e Setembro.