6.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus assinalado com novo recorde de visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo.

2019-01-07 15:59

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo fechou 2018 com o maior número de visitantes da sua história, superando o anterior recorde de públicos do museu, alcançado em 2017.

De janeiro a dezembro, do ano passado, foram 87.557 os visitantes que realizaram o percurso expositivo do Museu, colocando o MMI entre os museus mais visitados do país, confirmando-se a tendência de alargamento de públicos que se tem evidenciado ao longo dos últimos anos.

Dados que fazem do aniversário do aquário de bacalhaus motivo festivo. Inaugurado em 2013, projetado pelo gabinete de arquitetura ARX Portugal, o Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) celebra, nos dias 12 e 13 de janeiro, o 6.º aniversário.

Plenamente inserido no percurso expositivo do Museu, o Aquário dos Bacalhaus "completa o discurso histórico e memorial da Faina Maior oferecendo ao público uma experiência de conhecimento e lazer, através de uma atraente exposição de património biológico dedicado à espécie Gadus morhua, o bacalhau do Atlântico, considerado 'o nosso bacalhau', aquele que os portugueses pescam e consomem há vários séculos".

O Museu Marítimo preparou uma programação comemorativa que inclui uma aula de musicomeditativa, oficinas para famílias e uma tertúlia. Como ponto alto do Aniversário, o programa incorpora a inauguração da exposição fotográfica 'O ouro malhado da Islândia', de Pepe Brix; o lançamento do livro 'Peixes de Portugal', de Maria José Costa, com ilustração de Pedro Salgado e fotografia de Emanuel Gonçalves; e o lançamento de dois concursos: o Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras e o 5.º Concurso Modelismo Náutico que se prolonga até 2020).

Este aniversário do Aquário dos Bacalhaus trouxe uma “prenda” antecipada para a Câmara Municipal de Ílhavo e para o seu Museu Marítimo. O ano de 2018 fechou com o maior número de visitantes da sua história, superando o anterior recorde de públicos do museu, alcançado em 2017.

De janeiro a dezembro, do ano passado, foram 87.557 os visitantes que realizaram o percurso expositivo do Museu, colocando o MMI entre os museus mais visitados do país, "confirmando-se a tendência de alargamento de públicos que se tem evidenciado ao longo dos últimos anos".