3.º Salão 'Banda Desenhada' decorre no Museu de Santa Joana em Aveiro.

2016-01-07 16:44

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro recebe o 3.º Salão 'Banda Desenhada', assim intitulado, por iniciativa da Associação dos Amigos do Museu de Aveiro.

Esta edição é dedicada aos 80 anos da revista 'O Mosquito' que se publicou até 1953. A mostra, patente no Museu de Santa Joana, reproduz diversas páginas e ilustrações publicadas ao longo dos anos de publicação da revista. É organizada por Saúl Ferreira, entusiasta da banda desenhada que continua empenhado no coleccionismo. "Tenho um amigo que me diz para eu vender a colecção porque os 'meus' não ligam nada a isto mas, eu não vendo. Quando eu morrer que façam o que quiserem desta coleção de uma vida. Gosto de ter isto e não vendo nada", afirmou, adiantando que "quem tiver livros destes em casa, no sótão, que os tragam aqui que eu negoceio", disse na Terra Nova, reconhecendo que a 'Banda Desenhada' corre sérios riscos de desaparecer, apesar de se continuar a investir no coleccionismo, nesta área. (com áudio)

'O Mosquito' é uma referência na história da BD portuguesa, saiu do prelo, pela primeira vez, em 14 de Janeiro de 1936 e chegou a vender cerca de 80 mil exemplares semanais e a ter periodicidade bissemanal. Em 1942 reduziu o formato, devido à falta de papel durante o período da Guerra Mundial, e chegou a ter uma separata feminina, chamada 'A Formiga', com a personagem 'Anita Pequenita'.

Apelidada por alguns como "Mickey dos pobres", parte do sucesso alcançado pela publicação devia-se ao seu preço concorrencial. Cerca de um terço da genuína 'Revista do Mickey'.

Deixou de se publicar em 1953, por desentendimentos entre os seus sócios, António Cardoso Lopes Júnior e Raul Correia, sendo carinhosamente recordada e guardada por colecionadores.

Saul Ferreira, responsável pela montagem da exposição da Amusa, no Museu de Aveiro, organizou em 1977 o I Salão de Banda Desenhada, evento que repetiu em 1979, a par do I Festival de Cinema de Animação, com a exibição de diversos filmes em 16mm, no então Salão Cultural da Câmara Municipal de Aveiro, hoje Casa da Cultura Fernando Távora.