23 Milhas: Encontro Nacional de Serviços Educativos e Mediação regressa a Ílhavo em fevereiro.

2022-01-11 09:37

Categoria: 

Concelho: 

Mediação e serviços educativos em discussão em Ílhavo no mês de fevereiro.

O “Territórios Públicos”, Encontro Nacional de Serviços Educativos e Mediação, regressa a 3 e 4 de fevereiro.

Organizado pelo 23 Milhas e com os demais projetos culturais do Município de Ílhavo, o evento acontece nos seus respetivos espaços culturais, que acolhem debates, conversas e oficinas, em dois dias de eventos direcionados aos profissionais da área da cultura e da educação, como mediadores, professores, estudantes, artistas e técnicos.

O encontro, que assinala a sua quarta edição, arranca com um debate alargado sobre “Arte, Cultura e Paisagens Humanizadas”, em que se reflete sobre a relação de todas estas variáveis no desenvolvimento de territórios férteis, criativos e criadores.

Durante a tarde, destaque para a apresentação de dois projetos que o 23 Milhas considera exemplo de “Boas práticas”, com a presença da “Associação Cultural Terra Amarela - Plataforma de Criação Artística Inclusiva” e o projeto “Palavras Andarilhas - Festa da Palavra Contada”, da Câmara Municipal de Beja.

Como já é habitual, o segundo dia de Territórios Públicos é preenchido por quatro oficinas, que acontecem em diversos espaços culturais do Município de Ílhavo (Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, Centro de Documentação de Ílhavo, Biblioteca Municipal de Ílhavo e Museu Marítimo de Ílhavo).

O Laboratório recebe a oficina dos “Especificialistas”, no Museu Marítimo discute-se “Teatro e Museus: o trabalho da comunidade”, com Graeme Pulleyn, a Biblioteca acolhe Joana Rita Sousa para falar sobre “Filocriatividade” e, finalmente, no Centro de Documentação reflete-se sobre “Passo a passo pelo bairro da minha escola: transformações e permanências”, com a equipa do Arquivo Municipal de Lisboa.

As inscrições para o Territórios Públicos estarão abertas a partir desta quarta-feira, 12 de janeiro.

O bilhete geral, que dá acesso ao primeiro dia e a duas oficinas à escolha, custa 20,00€.

O bilhete do primeiro dia ou o ingresso numa oficina custam 10,00€.