20.º Festival da Canção Vida marcado para 9 de Outubro.

2021-07-28 09:59

Categoria: 

Concelho: 

O 20.º Festival da Canção Vida, promovido pelo Grupo de Jovens “A Tulha”, já tem data marcada.

Será dia 9 de Outubro na Casa da Cultura de Ílhavo.

Este ano chega também a 9.ª edição do Prémio Carlos Paião.

Depois de um ano de paragem devido à Pandemia, a associação volta este ano a lançar o Festival adaptado e preparado para a nova realidade que o país atravessa.

O Festival da Canção Vida é uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Junta de Freguesia de São Salvador e este ano com a Direção Regional da Cultura do Centro e Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Este Festival tem como objetivo estimular e premiar a produção de canções, bem como incentivar o aparecimento de novos valores da música não profissional. Simultaneamente, visa promover uma maior sensibilização para a temática da Vida.

Esta atividade de âmbito nacional culmina com um espetáculo a realizar na Casa da Cultura de Ílhavo na noite do dia 9 de Outubro, onde são apresentadas as canções finalistas e apurados os vencedores.

O espetáculo é ainda enriquecido com a participação de uma banda ou cantor convidado "de reconhecida notoriedade".

O artista convidado, que também integra o júri do Festival, tem contado com nomes como André Sardet, Adelaide Ferreira, Toy, Filipe Pinto, Virgem Suta, Carlão, Rita Redshoes, entre outros. Sendo que em 2019 foi Tiago Bettencourt o artista convidado.

Para além da atribuição de prémios às três canções melhores classificadas, é também atribuído prémio para a melhor mensagem e o prémio auditório, este último atribuído pelo público.

Desde a edição do ano passado que é também atribuído o prémio para a melhor música.

É ainda atribuído, desde 2010, o Prémio Carlos Paião que pretende homenagear e reconhecer os cantores do Município de Ílhavo.

Rafael Vaz, Presidente da Associação, refere que “depois de obrigados a uma paragem forçada em 2020, a direção da Associação e os seus parceiros entenderam estarem reunidas as condições para retomar o festival este ano, indo também ao encontro dos anseios de muitos dos músicos amadores do país que têm estado impedidos de apresentar publicamente os seus originais” reforçando que “o Festival está a ser preparado para cumprir todas as exigências no âmbito da pandemia, procedendo sempre que necessário a alterações à sua organização”. Afirmando que “é quase certo que a Casa da Cultura de Ílhavo não poderá esgotar no dia 9 de Outubro, mas a Associação está preparada para prescindir dessa receita a favor de contribuir para a retoma do setor da cultura, um dos mais afetados no último ano”.

As candidaturas já estão abertas, decorrendo até ao dia 18 de Setembro. Os prémios são convidativos com 800 euros para o 1.º lugar, 400 euros para o 2.º e 200 euros para o 3.º lugar.