100 anos do RI10 comemorados em São Jacinto. Possibilidade de utilização da 'Pista de Aviação' da Unidade Militar, pela aviação civil, "não está posta de parte".

2018-03-12 13:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A utilização da 'pista de aviação' da Unidade Militar instalada em São Jacinto (Aveiro), pela aviação civil, "não está posta de parte".

A estrutura, que integra o espaço físico do Regimento de Infantaria 10 (RI10), "não está pronta para esse fim, mas pode vir a estar", no futuro. Essa não é uma possibilidade rejeitada pelo Comandante do RI10, Costa Santos. (com áudio)

Declarações do Comandante, hoje, na Conferência de Imprensa que serviu para apresentar o Programa de Comemoração do Centenário do RI10.

O Comandante da 'Unidade', revelou ainda que "hoje mesmo", começa a ser aprontado um novo Batalhão de infantaria Paraquedista para uma missão na República Centro Africana, dentro de poucos meses.

"Temos a missão de aprontar Batalhões para extrair não combatentes em territórios de todo o mundo. Hoje mesmo começou o aprontamento de um Batalhão para uma nova missão no âmbito das Nações Unidas. A nossa importância é elevada no contexto do exercito".

Para Costa Santos continua a ser relevante a ligação mantida com a sociedade civil. As portas do RI10 "estão abertas, em permanência" a quem queira visitar a Unidade.

"Só pedimos às pessoas que nos queiram visitar para fazer um pré-aviso, à semana ou fim de semana, estamos prontos para as visitas. Até agradecemos as visitas e isso envolve ainda a Reserva de São Jacinto, como alternativa ou complemento nas visitas de grupos grandes", sublinhou.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, reforçou a importância que a autarquia atribui à festa do centenário do RI10.

A vertente do 'Turismo Militar' é uma vertente que não é descurada pela Câmara de Aveiro. Na Feira de Março deste ano "serão convidados de honra", vincou. "É um momento muito especial para todos".