Universidades querem captar mais alunos estrangeiros para o ensino superior.

2021-11-25 07:47

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro presente na conferência sobre internacionalização do ensino superior.

Esta quinta, entre as 9h00 e as 17h00, e na sexta, dia 26 de Novembro, entre as 10h00 e as 16h00, conferência “Transformação Digital na Internacionalização do Ensino Superior”.

A Universities Portugal, iniciativa conjunta de promoção internacional das 16 instituições de ensino superior membros do CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), realiza uma conferência online para debater as “Oportunidades da Transformação Digital na Internacionalização do Ensino Superior”.

Ao longo de dois dias, os participantes poderão assistir a workshops, sessões de boas práticas e outras apresentações, que vão capacitar e promover o debate público sobre as experiências internacionais e interculturais no ensino superior.

Esta conferência online será a primeira a ser realizada este ano e integra-se na estratégia do projeto Universities Portugal, que pretende reforçar a visibilidade das instituições portuguesas, a sua oferta formativa e outros serviços, aumentar o recrutamento de estudantes internacionais e contribuir para o crescimento das exportações de serviços na educação.

A sessão de abertura, na sexta, às 10h, conta com a apresentação sobre a evolução dos principais indicadores de internacionalização das universidades portuguesas.

Intervenção a cargo de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, que fala sobre a “internacionalização das universidades portuguesas”.

Sabe-se que o número de alunos estrangeiros em Portugal cresceu 85% na última década mas as universidades querem acentuar essa aposta.

Em 2011 eram 18805 os estudantes inscritos comparando com os 34895 inscritos no ano letivo 2020/2021 nas 16 unievsridades representadas no CRUP.

Muitos estudantes optam por uma experiência internacional durante o seu período de formação superior, sendo que no ano letivo 2020/2021 estavam inscritos 58.960 estudantes de nacionalidade estrangeira em universidades portuguesas.

Destes, cerca de 60% (34.895) estavam matriculados nas 16 instituições da iniciativa Universities Portugal.

Em 2019/2020 registaram-se ainda mais inscrições (39.310) nas mesmas 16 instituições, o que revela o impacto das restrições à mobilidade impostas pelo contexto de pandemia.

A conferência online “Universities Portugal: transformação digital na internacionalização do ensino superior” antecede outras a realizar em 2022 e integra-se na estratégia do Universities Portugal.

O objetivo do projeto é reforçar a visibilidade das instituições portuguesas e da sua oferta formativa no estrangeiro, aumentar o recrutamento de estudantes e contribuir para o crescimento da exportação de serviços na educação através de ações em mercados-alvo, além de influenciar as políticas públicas de forma a melhorar a internacionalização do ensino superior.