Universidade de Aveiro dinamiza fórum sobre mobilidade inteligente de baixo carbono.

2022-01-25 15:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro dinamiza mais um encontro CISMOB sobre mobilidade de baixo carbono.

Ação no âmbito dos projetos liderados pela Universidade de Aveiro CISMOB e PriMaaS em dois dias de trabalhos num Evento Internacional de Partilha de Experiência.

Realizado em formato virtual atendendo ao contexto pandémico, o evento reúne parceiros de Portugal, Itália, Roménia, Finlândia, Suécia e Alemanha, e visa promover a aplicação de novas tecnologias para impulsionar um uso eficiente das infraestruturas e dos sistemas de transporte.

Fórum de discussão de políticas e medidas técnicas para melhorar o transporte rodoviário tanto a nível da flexibilidade, como regularidade e costumização de necessidades dos cidadãos.

Em análise as vantagens da disponibilização de dados por parte de operadores de transportes públicos.

O evento contará com a intervenção de especialistas na área da mobilidade.

Destacam-se Orla MccCarthy (Analista do International Transport Forum), Brian Masson (Especialista de Transportes na Multi Modal Transport Solutions Ltd e Consultor no World Bank), João Vieira (Diretor de Estratégia e Inovação da Carris), Gonçalo Correia (Professor Associado na TU Delft e Diretor do hEAT lab), e Domokos Esztergar-kiss (Investigador da Budapest University of Technology and Economics).

O evento está organizado em duas conferências temáticas (26.01.2022 pelas 13h “European Cooperation towards Smart and Integrated Mobility”; 27.01.2022 pelas 13h “ICT and automation towards sustainable mobility”) e dois seminários de capacitação (26.01.2022 pelas 15h “COVID-19 and mobility - New challenges and solutions”; 27.01.2022 pelas 15h “Linking urban and rural areas”).

De acordo com Jorge Bandeira, coordenador do projeto PriMaaS na Universidade de Aveiro, “os parceiros do programa pretendem tirar partido da digitalização para melhorar a eficiência dos transportes, através de integração de serviços de mobilidade em plataformas comuns e personalizáveis”.

“Queremos que estes instrumentos sejam desenhados desde o início para que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e para que minimizem efetivamente os impactos negativos dos transportes”.

O coordenador explica a importância da partilha de experiências.

“Observando boas práticas de dados abertos na Suécia ou combinações de serviços de mobilidade nas zonas rurais da Finlândia, podemos importar pequenos exemplos que serão inspiradores quer para os empresários nacionais quer para as autoridades de gestão”.

Portugal tem como entidades parceiras deste projeto a Universidade de Aveiro, parceira líder, e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A organização do evento conta com o apoio da consultora de inovação INOVA+.