Região de Aveiro com novo filme promocional gravado durante o Festival Internacional de Cinema de Turismo.

2021-10-30 12:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Terminou, ontem, em Aveiro, a 14.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo (ART&TUR), com filmes da região distinguidos.

Na Gala de Prémios, que decorreu no Centro de Congressos de Aveiro, foram anunciados os filmes vencedores das duas competições paralelas - Nacional e Internacional -, nas duas áreas elegíveis: documentários e vídeos promocionais.

Na cerimónia, com discurso de boas-vindas da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e com apresentação da atriz Sónia Balacó, foram entregues os troféus aos titulares dos filmes vencedores, distinguidos pelo júri internacional do Festival, constituído por 34 peritos de 19 países.

Quatro filmes produzidos e filmados na região Centro de Portugal foram premiados no certame. O filme “Corpo e Alma / Heart and Soul”, das Aldeias Históricas de Portugal, venceu o 1.º prémio nas categorias “Produtos Turísticos”, “Impacto Emocional”, “Qualidade Técnica” e “Vídeos Promocionais até 15’”, todas da competição nacional, e o 1.º prémio nas categorias “Tourism Products” e “Technical Quality”, da competição internacional.

Também o filme “Ermida de São Simão”, de Figueiró dos Vinhos, ganhou o 1.º prémio nas categorias “Cultura & Património”, “Aventura & Expedições” e “Conceito”, todas da competição nacional, e o 2.º prémio nas categorias “Culture & Heritage” e “Tourism Destinations: Cities/Local”, da competição internacional. 

Já o filme “EPIC Climbs”, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, venceu o 1.º prémio na categoria “Desporto & Lazer” e o 2.º prémio em “Produtos Turísticos”, da competição nacional, além do 2.º prémio na categoria “Adventure & Expeditions”, da competição internacional. 

Finalmente, o filme “d'Orfeu AC Vida Selvagem”, da Associação Cultural d’Orfeu, de Águeda, venceu o 2.º prémio na categoria “Música & Dança”, da competição nacional.

Na competição nacional, triunfou a série de 9 episódios “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”, realizada por Marcelo Meireles Maia e produzida pela Wild Douro Lda, para a Associação Turismo do Porto e Norte.

Na competição internacional, destacam-se dois grandes vencedores.

O Grande Prémio da área dos filmes promocionais foi para o filme austríaco “Kitzbühel 365 - NEW Worlds, NEW Cosms, NEW Wonders”, dirigido e produzido por friendship.is GmbH.

Este filme oferece uma nova compreensão de qualidade de vida, que abrange a vida quotidiana e as férias, e convida os visitantes a fazer uma viagem por Kitzbühel.

Analisando as tendências desta nova geração de turistas, focadas na individualidade, novas formas de família e mobilidade sustentável, este filme promove o potencial de um futuro com os valores essenciais da marca Kitzbühel.

Já na área dos documentários, o grande prémio foi o filme alemão “Slow Travel versus Fast Tourism”, dirigido e produzido por Andreas Ewels e Nera Smiljanic.

Este documentário fala de como a situação do Covid-19 mudou a indústria do turismo e como em toda a crise também existe uma oportunidade.

Um momento alto do ART&TUR foi a estreia do novo filme promocional da cidade de Aveiro, intitulado “Time Switch”, que aconteceu na Gala de entrega de prémios.

Realizado pela Eureka Filmes, com direção de Marco Calábria e Bruno Nishino, direção de fotografia de Leandro Miranda e direção de produção de Alcides Costa, o filme tem a particularidade de ter sido rodado durante a semana do festival, em Aveiro.