Projeto da Escola Profissional de Aveiro distinguido em prémio dedicado à Inovação Social.

2022-01-25 14:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto “Equipa de Socorro”, da Escola Profissional de Aveiro, foi distinguido com o terceiro lugar do Prémio AGIR da REN, este ano dedicado à Inovação Social na resposta à Covid-19.

O projeto visa a integração de alunos provenientes de um contexto problemático numa equipa de prestação de socorro.

Esta equipa é capaz de prestar os primeiros socorros em caso de acidentes ou incêndios, realizar rastreios de saúde e apoiar os colegas com as suas dificuldades pessoais, num universo que ultrapassa as 800 pessoas.

A sua estreita ligação com as autoridades de socorro locais já evitou diversas deslocações desnecessárias à EPA, demonstrando a eficácia da atuação destes alunos.

Esta iniciativa inovadora, que envolve atualmente 14 alunos voluntários dos dois polos da EPA (Aveiro e Sever do Vouga), foi alargada em 2020, com a criação de uma linha telefónica de apoio/assistência COVID-19.

Com o apoio de uma equipa de oito psicólogos, os jovens têm lidado com estas solicitações, contribuindo para dar apoio em situações de vulnerabilidade emocional relacionadas com a pandemia.

A capacitação dos jovens tem sido feita com formações dadas pelas corporações de bombeiros locais e por profissionais de saúde.

Mas com a atribuição do Prémio AGIR, será possível certificar oficialmente os jovens através de formações dadas pela Escola Nacional de Bombeiros e pela Cruz Vermelha Portuguesa.

De acordo com Paulo Quina, Coordenador Técnico e Pedagógico da EPA, “com este prémio, a Equipa de Socorro ficará mais qualificada para intervir de forma diferenciada e poderá alargar o seu âmbito de atuação, por exemplo para pessoas vítimas de pobreza e de exclusão social devidamente sinalizadas por instituições de cariz social parceiras da EPA. A EPA agradece esta importante validação e reconhecimento público do trabalho desenvolvido pela Equipa de Socorro ao longo dos seus 11 anos de existência”.

Em primeiro lugar ficou o projeto “SPEAK” da Share Your World, de Leiria, que desenvolveu uma plataforma que ajuda a resolver o problema da exclusão social de migrantes e refugiados através da aprendizagem de uma língua e da criação de uma rede informal de apoio social.

Com o segundo lugar foi distinguido o “CoAction Against Covid-19”, um projeto do ProChild CoLAB, que promove, em tempo de pandemia, o bem-estar e a saúde mental de crianças e famílias do Município de Guimarães.