Os Verdes questionam Governo sobre qualidade das águas da Barrinha de Esmoriz.

2023-05-23 09:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Ecologista “Os Verdes” questiona o Governo sobre o futuro da Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos.

Depois de uma visita ao local ouvindo Associações e comunidade científica sobre o estado ecológico deste relevante habitat para as aves migratórias, o PEV levou questões ao Governo.

Os Verdes na sua recente visita identificaram alguns problemas ao nível de poluentes e pedem atenção à ribeira de Rio Maior e à Vala de Maceda que nascem no município de Santa Maria da Feira.

Ao Ministério do Ambiente já tinham sido pedidas ações de monitorização e fiscalização nas bacias hidrográficas da Ribeira de Rio Maior e Vala de Maceda de forma a evitar descargas ilegais de águas residuais; a identificação dos troços mais problemáticos e georreferencie os principais focos de poluição destes cursos de água e a análise de águas.

Agora quer saber que medidas têm sido levadas a cabo para melhorar a qualidade das águas da Barrinha de Esmoriz e se têm sido realizadas ações de monitorização e fiscalização nas linhas de águas que afluem à Barrinha de Esmoriz de forma a evitar descargas ilegais de águas residuais.

Outro dos focos está a montante com apelos à análise dass águas rejeitadas no Domínio Público Hídrico pelas entidades e empresas que têm licença para tal e se já foi desenvolvido e implementado algum um plano de ação para a despoluição dos Ribeira de Rio Maior e Vala de Maceda.