'MISS COSTA NOVA CUP 2020' começa esta quarta-feira.

2020-09-01 16:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Vai amanhã para a água a 16ª edição da, agora denominada, 'MISS COSTA NOVA CUP', evento que devido à pandemia será restrito ao Campeonato Nacional de Surf Feminino (Liga MEO Surf).

Assim, a praia da Costa Nova, em Ílhavo, recebe as melhores surfistas nacionais em luta pelo título nacional feminino, até ao momento, o único título oficial de surf open em disputa em todo o mundo.

Decisiva nas últimas épocas, onde se consagraram as últimas quatro campeãs nacionais, este ano a prova de Ílhavo será determinante na disputa do título, pois as ondas da Costa Nova exigem surf de qualidade e só com grandes surfadas as atletas conseguem bons resultados. A luta está renhida e, à falta de provas internacionais, todas as surfistas estão concentradas no título nacional.

O evento mais perfumado do surf nacional arranca amanhã com o qualifying aberto a todas as jovens atletas que desejam disputar um lugar no quadro principal.

O «wild card» atribuído pela organização permitirá à vencedora competir com as melhores surfistas nacionais, tal como aconteceu com Raquel Vale, do Surf Clube de Viana, no ano de 2019, depois de vencer o qualifying.

A inscrição é gratuita, a ser feita amanhã, às 9h00, na praia da Costa Nova junto da organização, e requer que as atletas, para além de serem federadas, não estejam no ranking 2020 da Liga MEO Surf Feminino.

A competição deverá iniciar-se cerca das 9h30.

A edição 2020 da Miss Costa Nova Cup irá ainda atribuir um «wild card» à melhor surfista sub-18 para o Pro Junior Europeu, a disputar em Espinho, no mês de Outubro.

A competição do quadro principal do Nacional de Surf Feminino arranca no dia 3 de Setembro, com as primeiras eliminatórias, finalizando no dia 4 (sexta-feira) com os «quartos», «meias» e grande final.

De resto, à semelhança das anteriores edições, ao longo dos três dias de campeonato a organização, a cargo da Associação de Surf de Aveiro, irá proporcionar experiências de surf a utentes de duas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo e as tão concorridas aulas gratuitas de surf aos veraneantes que desejem experimentar as sensações de deslizar nas ondas.

Preocupação constante da Miss Costa Nova Cup é a protecção ambiental e, nesse sentido, haverá no areal acções de sensibilização ambiental, com a presença, na quinta-feira (dia 3), de Fernando Paiva, do Movimento NÃO LIXES, que falará a todos os interessados em preservar o planeta.

Este é um movimento cívico ambientalista para a promoção de valores e práticas ecológicas, que desenvolve actividades para reduzir comportamentos nocivos para a saúde do planeta e acções de sustentabilidade ambiental e de contacto com a natureza.