Mareato: Jovens debatem agenda verde e europa social.

2022-07-25 17:08

Categoria: 

Concelho: 

Jovens debateram a inclusão social e a Europa Verde.

O Festival Mareato arranca sob o signo da ecologia.

Depois de um fim de semana repleto de atividades para a juventude, como a observação de aves (birdwatching), concertos, travessia da Ria a Nado, mostra de associações, o Festival Mareato prossegue até domingo no Município de Ílhavo.

Esta manhã, no Cais Criativo, mais de uma dezena de jovens, entre os 16 e os 21 anos, participou no “Diálogo Jovem”.

Dos trabalhos de grupo resultaram cinco projetos nas áreas da Governança, Informação e Educação, Ação e Empoderamento, Acesso a infraestruturas e Mobilidade e Solidariedade, que foram apresentados e discutidos com a Vereadora Mariana Ramos.

Com o apoio do Conselho Nacional de Juventude, os participantes debateram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente “Sociedades inclusivas” (ODS 3) a “Europa verde e sustentável” (ODS 10).

Com esta iniciativa, o Município de Ílhavo pretendeu ouvir os jovens, desafiando-os para um diálogo contínuo, enquanto base para o desenho e implementação de políticas de juventude.

O programa continuou à tarde com Boardgames, Graffiti, Hip-hop, Sunset no Cais e termina com o concerto Vaskid, no Navio-Museu Santo André.

Ao longo da semana, as conversas com os jovens prosseguem no Cais Criativo, sempre às 18h00: “Cooperação, Ação e Reação” (26 de julho), “Igualdade de Género” (27 de julho) e “Desenvolvimento Sustentável” (28 de julho) e “Desporto” (29 de julho).

A “Observação Noturna de Estrelas” (28 de julho) no Parque de Merendas da Ria Norte, no Caminho do Praião, na Gafanha do Carmo, o “Mindfulness na Juventude” (30 de julho) e o “Mare Challenge” (31 de julho), a par dos desportos, como a Vela, o Surf e o Paddle e das sessões de cinemas ao ar livre, prometem experiências únicas.

La Palisse (28 de julho), Perpétua (29 de julho), Cláudia Pascoal (30 de julho) e “The Black Mamba” (31 de julho) são os concertos que se seguem.

Os bilhetes gratuitos (limitado a 4 bilhetes por pessoa) para os concertos podem ser levantados na Casa Cultura Ílhavo, Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré, Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André.

O Mareato é uma organização da Câmara Municipal de Ílhavo e realiza-se na Costa Nova, Praia da Barra, Jardim Oudinot e Caminho do Praião.