Ílhavo: Quatro farmácias integram campanha solidária de apoio à aquisição de medicamentos.

2023-12-11 14:24

Categoria: 

Concelho: 

Quatro farmácias de Ílhavo integram a 10ª edição de campanha que ajuda famílias na aquisição de medicamentos.

A 10.ª edição da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” irá decorrer de 11 a 20 de dezembro nas mais de 600 farmácias aderentes em todo o país.

Durante este período, qualquer cidadão pode doar o troco das suas compras, na Farmácia, ao Programa abem, Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude, para ajudar famílias em situação de pobreza a aceder aos medicamentos de que precisam.

Um estudo recente da Universidade Nova de Lisboa dá conta de que a proporção de famílias desfavorecidas que reporta não ter adquirido todos os seus medicamentos, ultrapassa os 50%.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente à Campanha.

No distrito de Aveiro existe uma rede de 46 farmácias "abem".

Farmácia do Cais, Farmácia Senos, Farmácia Morais e Farmácia Moderna são as aderentes no município de Ílhavo.

A Rede abem conta com 12 entidades referenciadoras no distrito de Aveiro que asseguram o circuito solidário do medicamento

Cáritas Diocesana de Aveiro, os Municípios de Águeda, Estarreja e Oliveira do Bairro e Juntas de Freguesia são envolvidos no projeto.

Depois de referenciado, cada elemento da família tem acesso ao Cartão abem para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos.

A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à comparticipação de medicamentos aos beneficiários abem.

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada.

É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.