Ílhavo: Crianças e idosos em lar receberam prendas de Natal.

2021-12-24 08:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal e as quatro Juntas de Freguesia do Município de Ílhavo voltaram a unir esforços para assinalar esta quadra natalícia junto da comunidade escolar.

Durante os últimos dias foram entregues nas Escolas e nas IPSS do município 2.591 presentes de Natal, correspondendo a 986 crianças de ensino pré-escolar (530 público e 456 privado), 1.320 do 1.º ciclo e 285 adultos.

Esta oferta, no valor total de 5.313,55 euros (repartido pela Câmara Municipal de Ílhavo em 50% e pelas Juntas de Freguesia em 12,5% cada), teve por base a promoção da aprendizagem das primeiras letras com “O Abecedário” para o pré-escolar e a valorização do meio ambiente para o 1.º ciclo e para os adultos.

Nesta ação foi dada a devida atenção à evolução da pandemia da COVID-19, tendo o Presidente da Câmara, João Campolargo, visitado apenas quatro escolas, uma por freguesia.

O autarca esteve na EB da Gafanha da Encarnação Sul (Gafanha da Encarnação), na EB da Gafanha do Carmo (Gafanha do Carmo), no Centro Escolar da Légua (São Salvador) e no Centro Escolar Santa Maria Manuela (Gafanha da Nazaré).

A programação de Natal envolveu, ainda, cerca de 500 crianças que prepararam uma surpresa de Natal aos idosos dos Lares do Município de Ílhavo.

Esta atividade, inserida no projeto das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nomeadamente da Atividade Lúdica e Expressiva (ALE) e da Expressão Musical (Música), promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, tem como objetivo principal a partilha de experiências entre as crianças das escolas e os idosos dos Lares do Município de Ílhavo (Lar de São José, CASCI, Centro Comunitário da Gafanha do Carmo e Centro Social e Paroquial de N.ª Sr.ª da Nazaré).

Canções e uma prenda chegaram sem presença física mas com recurso a uma gravação audiovisual das crianças, a cantar e tocar, do pré-escolar da Atividade de Expressão Musical dos Jardins de Infância do Centro Escolar de Santa Maria Manuela e do Centro Escolar da Coutada.

E fizeram chegar aos seniores as cerca de quinhentas flores executadas, a partir de caixas de ovos, pelos alunos dos 1.º e 2.º anos da atividade de ALE das escolas do Município de Ílhavo.