Hospital de Aveiro admite botões de pânico e reforço da presença da PSP para travar aumento da violência sobre profissionais.

2023-06-27 10:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Instalação de botões de pânico e alargamento da presença da PSP em horários de maior prevalência de casos de violência são medidas em estudo no Hospital Infante D. Pedro para travar a subida dos casos de violência contra profissionais de saúde.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga realiza o primeiro encontro sobre prevenção e combate da violência no setor da saúde e os dados apontam para maior denúncia.

Em Portugal, segundo dado da Direção-Geral da Saúde, em 2022 a violência contra profissionais de saúde cresceu 40% em relação ao ano anterior, tendo sido contabilizados, na Plataforma Notifica (DGS), mais de 1300 casos.

No caso do hospital de Aveiro em 2021 houve 29 casos notificados e 59 em 2022 numa subida exponencial.

Trata-se de casos de violência em que os protagonistas são utentes ou familiares.

Angela Rodrigues, do Ponto Focal do Grupo Operativo Institucional para a Prevenção da Violência no Sector da Saúde, revela que o tema tem vindo a ser seguido com atenção.

A responsável anuncia medidas para reforço de meios ao serviço da segurança (com áudio)

Na agenda figuram, ainda, preocupações com os casos de injúrias entre profissionais de saúde.

São diferentes realidades que se misturam em ambiente hospitalar e que a Coordenadora do gabinete de gestão de risco do Centro Hospitalar do Baixo Vouga associa às tensões da pandemia e ao desgaste das profissões (com áudio).

Margarida França, presidente do conselho de administração do CHBV, assume preocupação e uma atenção especial ao tema no trabalho de gestão (com áudio)