Governo em peso nos 20 anos do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.

2021-07-15 08:45

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Laboratório Associado da Universidade de Aveiro, celebra 20 anos de atividade de investigação.

Após um período interno preparatório e da apresentação da proposta de criação à tutela, a unidade de investigação CESAM, então exclusivamente constituída por membros da Universidade de Aveiro, foi oficialmente criada em 15 de julho de 2001. Em 2004, foi atribuído ao CESAM o estatuto de Laboratório Associado, estatuto esse que, este ano, foi renovado por mais 10 anos.

Em 2018, através da formalização de uma parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o CESAM deixa de ser constituído exclusivamente por membros da Universidade de Aveiro, criando-se um polo do CESAM na FCUL.

O Laboratório Associado integra perto de 500 investigadores, dos quais cerca de 250 são doutorados.

A equipa de investigadores do CESAM, de cinco departamentos da UA (Ambiente e Ordenamento, Biologia, Física, Geociências, Química) e dos departamentos de Biologia Animal e de Biologia Vegetal da FCUL, apresenta competências em investigação fundamental e aplicada, no campo das ciências naturais e sociais, abrangendo as áreas da atmosfera, biosfera, hidrosfera, litosfera e antroposfera, fazendo investigação “da nascente até ao mar profundo”.

Atualmente, o CESAM participa em 132 projetos nacionais e 50 internacionais, entre os quais os projetos Europeus ERA Chair e uma bolsa ERC, para além de inúmeras colaborações com instituições públicas e empresas, nomeadamente ONG, autarquias e empresas.

Em 2020, os membros do CESAM publicaram mais de 600 artigos em revistas científicas constantes da base de dados Web of Science, incluindo na prestigiada Science e em revistas do grupo Nature.

Para comemorar o “percurso de excelência” e afirmar o “comprometimento com o desenvolvimento de investigação transdisciplinar e internacional”, alinhada com os desafios de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, o CESAM prepara-se para um dia festivo com três diálogos.

Perante o contexto pandémico, o evento adotará um modelo híbrido, presencial e online.

O evento presencial terá lugar no Auditório Renato Araújo, sendo necessário registo prévio. Também é possível assistir ao evento no canal do CESAM no Youtube.

A partir das 14h30, Sessão de Abertura com Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA e Amadeu Soares, Coordenador Científico do CESAM.

O primeiro diálogo conta com o atual reitor e com Júlio Pedrosa entre vários investigadores que falam da sua experiência (Coordenador Científico honorário , investigadores e representantes dos bolseiros).

Às 16h00 é lançado o vídeo comemorativo dos 20 anos do CESAM.

No segundo diálogo, sobre “Economia & Sustentabilidade”, participam a Ministra da Coesão Territorial, a Ministra da Agricultura, o Ministro do Mar e representantes da Administração do Porto de Aveiro e da Fundação Oceano Azul.

Às 17h haverá momento musical com Isabel Alcobia e no terceiro diálogo, sobre “Política Científica” participam o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Presidente da FCT e representantes da Reitoria e do CESAM.

A Sessão de Encerramento, às 18h, conta com Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.