Filme sobre agueiros integra programa "Estudo em Casa".

2023-04-20 13:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O filme “AGUEIRO - O que é. O que fazer” que a Associação de surf de Aveiro produziu em 2020 faz parte do programa “Estudo em Casa” do Ministério da educação.

A ideia deste filme surgiu no seguimento da quantidade de incidentes envolvendo banhistas em agueiros nas praias da Barra e Costa Nova, um dos quais vitimou um jovem da Gafanha da Nazaré em 2020.“Sentimos a necessidade de sensibilizar a população de um município que tem o mar por tradição para o perigo dos agueiros”, explica a Associação.

No filme explica o que é um agueiro, os perigos que esconde e ainda, quais os procedimentos a ter quando arrastados para um agueiro.O projeto contou com o apoio da Câmara de Ílhavo que já saudou a decisão da integração no programa “Estudo em casa”.

João Campolargo, atual presidente, e Tiago Lourençou, vereador da oposição que estava no executivo que patrocinou o filme realçam a importância deste reconhecimento a nível nacional.

O filme conta também com a colaboração da Capitania do Porto de Aveiro, do Instituto de Socorros a Náufragos e da Resgatílhavo e teve Hugo Matos como responsável pela realização.“São muitos os resgates a banhistas feitos por surfistas nas praias do município de Ílhavo durante todo o ano, incluindo as épocas balneares. Com este filme, é objetivo da Associação de Surf de Aveiro reduzir ao máximo estes incidentes que põem em perigo a vida de muitos banhistas”.

Está prevista a exibição do filme em todas as escolas do município de Ílhavo durante uma campanha de sensibilização para os perigos que o mar esconde a realizar oportunamente, envolvendo a Associação de Surf de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Resgatílhavo.