Dia da Saúde Mental com mensagens sobre "mudanças nos estilos de vida".

2017-10-10 07:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A UCC Laços de Mar e Ria, do Centro de Saúde de Ílhavo, assinala o Dia Mundial de Saúde Mental. Iniciativa que prevê a divulgação de informação sobre questões como a depressão. A partilha de informação com toda a população é mesmo uma das formas encontradas para dar visibilidade à data.

Outra das preocupações acentua também as mudanças no estilo de vida que podem atrasar demência. A Alzheimer Portugal alerta para a necessidade de alterar comportamentos do dia-a-dia como forma de diminuir o risco de desenvolver demência, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala amanhã.

“Segundo os últimos dados publicados na revista científica The Lancet é possível evitar um em cada três casos de demência, se forem controlados os fatores de risco como a obesidade, a diabetes, a hipertensão e se for promovida a atividade física e fomentado o contacto social”, explica José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência (World Health Organization [WHO], 2015).