Bombeiros alertam para 'espera excessiva pelas ambulâncias' nos Hospitais.

2014-12-29 15:48

Categoria: 

Concelho: 

Períodos de "espera excessiva" no Centro de Urgências de Aveiro está "acima do normal", nesta época festiva.

O Comandante dos Bombeiros de Ílhavo alerta ainda que "a forte afluência está a comprometer o serviço de ambulâncias".

"Por vezes estamos horas à espera do material das ambulâncias (macas). Se nessa ocasião tivermos outras saídas de urgência não o podemos fazer porque esses veículos não podem ser utilizados. Os pedidos de socorro podem estar comprometidos. Às vezes estamos quatro horas à espera da libertação desses veículos", disse, em declarações à RTP, Carlos Mouro.

Rosa Aparício, em representação da Administração do CHBV, responsável pelo Gabinete de Comunicação, garante que foi elaborado um Plano de Contingência para tentar evitar problemas. "No Inverno há sempre um aumento de doentes na Urgência. Elaborámos um Plano para evitar problemas sérios. Se houver necessidade de recurso a macas elas aparecem, sem problema. Estão reservadas para esse efeito. Temos nove macas de recurso. Os Bombeiros não esperam pelas macas, isso é impossível de acontecer. Estamos convictos que não acontecerá nenhum problema extraordinário. Até temos uma equipa de recursos humanos pronta a actuar", sublinhou.

Os Bombeiros alertam para dificuldades graves no 'serviço de ambulâncias' que pode estar comprometido nos Hospitais da região. O CHBV assegura que está preparado para responder ás exigências "com prontidão e eficácia".