BE não quer utentes à chuva e ao frio à espera de consultas e vacinas.

2020-10-21 07:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda questiona o Governo sobre o que diz ser a “preocupante situação vivida nas unidades dos Cuidados de Saúde Primários” com os utentes em espera no exterior dos edifícios.

Por força das medidas de segurança aplicadas na resposta à pandemia da Covid-19, os utentes dos Centros de Saúde foram obrigados a esperar pelas suas consultas e exames no exterior dos edifícios, de forma a garantir o distanciamento e a evitar aglomerações dentro das unidades.

Esta é uma situação que também acontece em alguns Hospitais.

Para o BE, embora se trate de uma “medida excecional” que visa proteger utentes e profissionais, “não deve ser aplicada sem que primeiro se encontrem soluções que salvaguardem outros aspetos da segurança dos utentes, por exemplo em dias de condições climatéricas adversas”.

O mau tempo veio colocar a nu este problema.

“Perante estes fenómenos climatéricos, e tendo em conta a frequência com que ocorrem durante o Outono e o Inverno, entende o Bloco de Esquerda ser necessário que a tutela encontre, no imediato, uma solução que permita salvaguardar os utentes dos Centros de Saúde e também de alguns hospitais onde se verificam as mesmas situações. Não podemos aceitar que os utentes esperem à chuva e ao frio para aceder aos cuidados de saúde”.

Nos últimos dias surgiram imagens de utentes em espera na cidade de Águeda mas também são frequentes as imagens de outras unidades de saúde e da espera à porta do edifício da Segurança Social em Aveiro.

 

Foto: Jorge Oliveira