BE ao lado da Câmara contra aumentos da ERSUC pede explicações sobre decisões judiciais no processo da SUMA.

2018-07-13 12:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda quer esclarecimentos sobre derrota judicial da Câmara de Aveiro no processo com a SUMA no concurso de recolha de resíduos urbanos e defende que a recolha e tratamento de resíduos urbanos deve ser um serviço público.

No que respeita ao tratamento, o Bloco coloca-se ao lado da Câmara, tal como já tinha feito o PS, e contesta a exigência da ERSUC de aumentar a tarifa em 60%, “o que mostra bem o resultado da privatização deste sector” e opõe-se ainda à instalação de um aterro industrial em Eirol na linha da posição assumida pela autarquia.

O Presidente da Câmara admitiu, ontem, que no limite a autarquia poderá ter de pagar uma indemnização à SUMA mas acredita que as poupanças serão superiores a uma eventual indemnização.

Em nota pública a concelhia do BE pediu esclarecimentos sobre a decisão judicial e quer ainda saber se há alguma decisão dos tribunais sobre se o prazo para evitar a renovação automático do contrato com a SUMA terá sido ultrapassado ou não.

“O Bloco de Esquerda considera que não basta identificar o problema, é preciso ser consequente. Assim, defende que este sector seja um serviço público. Alerta ainda para o perigo eminente da recolha de resíduos ser entregue ao mesmo grupo económico que ficou com a concessão dos transportes públicos”.