Aveiro: Projeto para a zona da Luzoestela vai permitir construção de 108 apartamentos.

2023-03-16 08:04

Categoria: 

Concelho: 

O gabinete AND-RÉ, de Bruno André e Francisco Ré, do Porto, foi o vencedor do concurso para a elaboração de projetos de habitação a custos controlados nos terrenos da antiga fábrica Luzostela.

Perto da estação, do Centro Coordenador de Transportes e junto ao túnel de Esgueira, o terreno vai receber edifícios de seis pisos acima do solo onde serão construídos 108 apartamentos.

O local a intervir é propriedade da Estamo (Participações Imobiliárias) e encontra-se sob gestão do IHRU.

Tem uma área de 14.612 m2, onde serão construídos edifícios com um máximo de 6 pisos acima da cota de soleira, a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações.

A intervenção prevê um total de 108 fogos e 500 m2 de comércio, a que corresponderá uma área bruta de construção acima do solo de 12.000 m2.

Este empreendimento destina-se a criar condições para o aumento da oferta de arrendamento acessível e deverá cumprir as disposições do regime da habitação a Custos Controlados.

O valor estimado da construção é de 16 milhões de euros, prevendo-se que o investimento total do IHRU nesta operação seja de 19 milhões de euros.

Quanto ao gabinete projetista que venceu o concurso vai receber 919 mil euros pelo desenvolvimento do projeto.

Segundo informação do IHRU, o concurso contou com a assessoria da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos e com o apoio e a colaboração do Município de Aveiro.

Concorreram 9 propostas e o vencedor recebeu um prémio de 6300 euros.