Aveiro: Mulheres socialistas promovem “Convenção da Igualdade”.

2023-02-10 08:02

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista realiza, este sábado, em Aveiro, a “Convenção da Igualdade”.

Iniciativa da estrutura das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) sob a égide da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Intitulada “Que sociedade queremos em 2030? Sustentabilidade, Coesão Territorial e Igualdade”, a convenção conta com a participação de personalidades do mundo académico e da sociedade civil, além de representantes da política e da cultura, e ainda de jovens e artistas.

“Nesta Convenção da Igualdade pretendemos discutir e analisar que tipo de sociedades queremos e estamos a construir para cumprir a Agenda 2030 de desenvolvimento, que trará progressos significativos para a Humanidade, pretende-se analisar os obstáculos, as ameaças, mas também as oportunidades que temos de agarrar e os caminhos que devemos trilhar em temos globais e locais à construção de uma sociedade mais justa, um território mais sustentável onde ninguém fique para trás” refere Elza Pais, Presidente Nacional da estrutura das MS-ID.

A Igualdade de Género é um desses Objetivos (ODS 5) que, além de contemplar metas específicas para a eliminação da violência e o empoderamento de mulheres e meninas, se assume como transversal a todos os outros.

A Convenção da Igualdade decorre ao longo do dia 11 de fevereiro no Centro de Congressos de Aveiro e é aberta.

Na abertura, às 9h30, intervenção de Rosa Venâncio, Presidente da Estrutura Federativa das MS-ID de Aveiro, Jorge Sequeira, Presidente da Federação Distrital de Aveiro do PS, Elza Pais, Presidente Nacional das MS-ID, João Torres, Secretário Geral Adjunto do PS, Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

No papel de orador principal estará Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, para uma intervenção às 10h30.

Figuras dos meios académicos mas também oradores mais mediáticos como Luís Osório, Paula Cardoso, Rui Lage, Thaís Guimarães, Gabriela Canavilhas e Maria Manuel Leitão Marques marcam presença no programa.No encerramento, às 18h, falam Carlos César, Presidente do PS (vídeo) e Edite Estrela, Presidente da Comissão Política Nacional das MS-ID.