Aveiro: "Espelho inteligente" vence concurso Tech Lab".

2022-05-24 07:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A final do Concurso “Tech Lab”, dirigido a alunos do Ensino Secundário do Município de Aveiro, conclui mais uma iniciativa integrada na Feira Vocacional.

O projeto “Smart Mirror” apresentado pelos alunos da Escola Secundária Mário Sacramento, foi o vencedor.

Trata-se de um espelho inteligente que partilha informação de acordo com os interesses de cada utilizador.

É controlado por um Raspberry PI, que roda sistemas operacionais “comuns” como Linux, onde é utilizado Python como linguagem de programação.

Os Alunos vencedores tiveram direito a um prémio monetário de 250,00€ e um tablet para o Docente responsável pelo projeto.

O Concurso “Tech Lab", integra a estratégia de implementação do Projeto “Tech Lab” e pretende incutir em jovens alunos uma cultura de cocriação, resolução de problemas e partilha, através do desenvolvimento e apresentação de ideias ou projetos tecnológicos e inovadores numa perspetiva de aprendizagem STEAM.

A prova contou com o envolvimento das quatro Escolas Secundárias de Aveiro, oito docentes, e 44 alunos, estando representadas na Eliminatória Final seis ideias que concorreram a três prémios/distinções.

As menções honrosas foram para o projeto “ESTUFA.IO”, apresentado pela Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, dedicado á automatização de Estufa, e o projeto “LIXO CON[SENTIDO]” apresentado pela Escola Secundária Homem Cristo com um “Ecoponto inteligente” que deteta e recolhe plástico, emitindo um sinal de alerta no caso de ser introduzido outro tipo de lixo.