Anadia: Conselho Local de Ação Social aprova Plano de Ação da Rede Social.

2024-03-29 09:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Local de Ação Social de Anadia (CLASA) aprovou o Plano de Ação da Rede Social para o ano de 2024.

De acordo com o documento está prevista a realização de 64 ações, ao longo de todo o ano, envolvendo um conjunto de entidades e instituições locais.

“O Social Abraça Anadia” (18 de junho a 31 de agosto), “Cinema em rede na nossa terra” (5 de abril; 5 e 26 de julho), Campeonato Nacional de Boccia/Encontro de Boccia Sénior (18 e 19 de abril), comemoração do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual (10 de maio), visita a Fátima das IPSS (maio a setembro) e o “Dia do Idoso” (outubro) são algumas das atividades que vão ser dinamizadas pela Rede Social.

O Plenário aprovou ainda a designação da Santa Casa da Misericórdia de Anadia como Entidade Local Coordenadora da Parceria para o CLDS 5G.

De referir que o Município de Anadia foi convidado pelo Instituto de Segurança Social para manifestar interesse no desenvolvimento de um novo projeto no concelho, alvo de candidatura, no âmbito do CLDS 5G, tendo como base dois eixos de intervenção: Eixo 3 – Promoção de autonomia, envelhecimento ativo e longevidade; e o Eixo 4 – Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

Na parte relativa à divulgação e informação, a APPACDM de Anadia deu a conhecer que vai organizar, em parceria com a Humanitas, as comemorações do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual que vai ser assinalado a 10 de maio, no Museu do Vinho Bairrada.

Estão previstas diversas ações, nomeadamente seminários, workshops, exposição de pintura, residência artística, entre outros.

A vereadora da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira, deu ainda conta da ação que a CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Anadia vai promover, no âmbito do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que este ano tem como slogan “Serei o que me deres... que seja amor”, a “Caminhada Azul”, no dia 20 de abril, e cujas inscrições, gratuitas, podem ser realizadas nas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, na Biblioteca Municipal e nas Piscinas Municipais.