Amigos do Cáster pedem medidas de salvaguarda da Árvore Classificada da Biblioteca de Ovar.

2023-05-09 09:53

Categoria: 

Concelho: 

Amigos do Cáster pedem medidas de salvaguarda da Árvore Classificada da Biblioteca de Ovar.

O tronco da Árvore da Biblioteca de Ovar rachou ao que tudo indica devido ao excesso de peso dos ramos e da densa folhagem que suportava.

Os Amigos do Cáster já solicitaram ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e à Câmara Municipal de Ovar que estas duas entidades articulem a adopção das medidas que possam garantir a salvaguarda deste exemplar de Feijoeiro-daÍndia (Erythrina crista-galli L.).

“Quer por efeito do mau tempo, quer por falta de cuidado na sua preservação, quer por acção humana, vários foram os obstáculos que esta árvore tem enfrentado, e que lhe foram valendo epítetos como A sobrevivente ou A árvore das 7 vidas”.

Encontra-se classificada como "árvore de interesse público" desde 2021, na sequência de um processo então promovido pelos Amigos do Cáster junto do ICNF, entidade que reconheceu que a “particular importância e atributos do exemplar são reveladores da necessidade de cuidadosa conservação e justificam o relevante interesse público da sua classificação".