Albergaria: Mobilidade suave está a crescer.

2023-03-07 12:55

Categoria: 

Concelho: 

A mobilidade suave e sustentável continua a crescer no Município de Albergaria-a-Velha.

Os dados de 2022 revelam que o programa MOB.A – Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha, criado em 2018, cresceu face ao ano anterior com 204 utilizações mensais (média), face às 156 utilizações em 2021 e às 98 utilizações em 2018.

Este programa tem como objetivo potenciar uma cultura de mobilidade suave e sustentável na cidade, bem como promover hábitos de vida ativos e saudáveis tentando contrapor a atual cultura de mobilidade fortemente baseada na utilização do automóvel e das motorizadas.

Na Box MOB.A localizada na Incubadora de Empresas, onde são disponibilizadas bicicletas de utilização gratuita, os meses de julho e novembro, com 307 e 322 viagens, respetivamente, foram os meses com mais utilizações por utilizadores registados dos quais 61% são portugueses, 29% são brasileiros, 4% são venezuelanos e 6% de outras nacionalidades.

As cargo-bikes, bicicletas elétricas de carga, tiveram a sua maior utilização (42%) no projeto “Vai e Volta a Malta Transporta” com 208 horas por ano, um serviço gratuito de transporte de compras que acontece às quartas e sábados de manhã no Mercado Municipal “A Praça”.

Os munícipes usufruíram também destas bicicletas 104 horas por ano após uma formação gratuita, mas obrigatória, sendo que 80% destes utilizadores são portugueses, 10% são venezuelanos e 10% são ucranianos.

Com o objetivo de ensinar e incentivar as crianças para a utilização da bicicleta em ambiente escolar, o “Programa Operacional Pedalar” destacou-se nem 2022 com as formações, a avaliação de competências dos alunos e as atividades dirigidas ao Ensino pré-escolar e 1º Ciclo que abrangeram um total de 1374 alunos.