ADASCA assinala Dia Mundial do Dador de sangue.

2021-06-14 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A ADASCA assinala o Dia Mundial do Dador com apelo à dádiva de sangue.

Ontem foi dia de colheita em Cacia e hoje a mensagem sobre as carências no grupo de sangue 0- “com um stock abaixo do que é desejável, o que nos deixa em estado de alerta”.

A direção da ADASCA explica que nas condições atuais não faz qualquer convívio que leve à concentração de pessoas.

A associação divulga a mensagem de Maria Antónia Escoval, Presidente do Conselho Diretivo do IPST, alusiva ao Dia Mundial do Dador.

“Queremos pois neste dia agradecer aos dadores de sangue e criar uma consciência pública mais ampla sobre a necessidade da dádiva de sangue regular e gratuita; encorajar os jovens a abraçar este chamamento e inspirar outros a fazer o mesmo e celebrar o papel dos jovens como parceiros na promoção da saúde. Em 2021 a nossa vontade de agradecer aos dadores de sangue e reconhecer a sua importância não só se mantêm intacta como poderemos mesmo dizer que cresceu, uma vez que nem a pandemia nem o confinamento demoveram aqueles que exercem este ato de cidadania e amor ao próximo. Assim o Conselho Diretivo do IPST, neste dia Mundial do Dador, agradece a todos os dadores de sangue, nomeadamente aos dadores da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do concelho de Aveiro, ADASCA, e aos seus dirigentes na pessoa do Presidente desta associação Sr. Joaquim Manuel da Conceição Carlos, pelos valiosos serviços prestados à comunidade. A transfusão de sangue depende de um gesto que é a dádiva e de uma vontade que é a solidariedade”.