Vitor Kley, Tony Carreira, GNR, Áurea e Buba Espinho garantidos no Festival do Bacalhau.

2024-05-03 17:29

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Vitor Kley, Tony Carreira, GNR, Áurea e Buba Espinho são os artistas convidados para a edição deste ano do Festival do Bacalhau.

O cartaz foi apresentado no dia em que a Câmara de Ílhavo revelou a programação de Verão.

Do Dia Mundial da Criança à Festa dos Bacalhoeiros, Ílhavo anuncia um calendário de quatro meses de eventos que prometem animar os meses de férias.

Os grandes eventos continuam com lugar garantido e as praias ilhavenses como o palco principal para muitos desses eventos.

No momento em que as áreas de estacionamento estão a diminuir por força de novas construções e obras de reabilitação urbana, o autarca de Ílhavo assegura que o tema não está esquecido.

João Campolargo garante um reforço dos transportes públicos e "muito trabalho coordenado" com as forças de segurança para um Verão em segurança. (com áudio)

João Campolargo promete algumas inovações no espaço expositivo do Festival do Bacalhau, na Gafanha da Nazaré e garande concertos "para chegar a todos os públicos".

Já o Festival jovem Mareato conta com um cartaz de animação escolhido pelos mais novos.

Mariana Ramos, Vereadora com o pelouro da cultura, realça o papel nuclear das Associações em cada um dos eventos.

Revela que as datas tentam responder a esse desafio de cadenciar eventos para permitir que todos possam “respirar”. (com áudio)

A oferta das praias e da piscina de Vale de Ílhavo, a presença da Caravela Vera Cruz (visitas e viagens) e as festas populares (edição especial da Festa da Vistas Alegre com dois concertos de grande dimensão), provas desportivas, a Neo Run e o Mare Challenge prometem ser alguns dos atrativos no próximo Verão.

“Com a nossa programação de verão, ambicionamos aumentar a atratividade turística do Município de Ílhavo, fazendo dele um território dinâmico e comprometido com a criação de riqueza, através da valorização dos negócios locais e do associativismo”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo na apresentação (áudio integral sobre o programa de Verão)

A iniciar o mês de junho, o Dia Mundial da Criança (1 de junho) será assinalado em família, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, com os espetáculos gratuitos da Ovelha Choné e SuperWings.

O Festival Rádio Faneca está de regresso ao Centro Histórico de Ílhavo, entre os dias 14 e 16 de junho, com concertos, projetos com a comunidade, jogos e oficinas para os mais novos, teatro e circo contemporâneo nos becos e uma rádio que emite em FM, online e ao vivo.

O programa “Maiores sobre Rodas”, dirigido a um universo de 850 seniores, será composto por quatro visitas culturais, tendo como novidade Teatro de Revista.

Chaves e Amarante, a 18 de junho; Alcobaça com almoço e animação, a 19 de junho); Visita ao Porto e teatro “A Revista volta ao Porto”, de Filipe La Feria”, a 19 e a 20 de junho, são as propostas exclusivamente para maiores de 65 anos e residentes no Município de Ílhavo.

As inscrições irão decorrer de 13 a 22 de maio. Haverá ainda um passeio para ERPI, no dia 17 de junho, e outro para os aposentados da Câmara Municipal de Ílhavo.

Às tradicionais festas e romarias, juntam-se o Festival da Juventude “Mareato” e festivais de gastronomia - Festival da Sardinha, Festival do Marisco e Festival do Bacalhau.

Este ano, o Mareato realiza-se de 28 a 30 de junho, na Costa Nova do Prado, e é fruto da auscultação que o Município de Ílhavo realizou aos jovens.

O festival Mareato terá música com os Karetus e um Dj, stand up comedy com Carlos Vidal Marques.

A Caravela Vera Cruz estará de volta ao Cais dos Bacalheiros, na Gafanha da Nazaré, entre 28 de junho e 7 de julho, num projeto que incluirá visitas e experiências de treino de mar.

Na sua programação desportiva, destaque para a Corrida Popular da Costa Nova do Prado, a 29 de junho, a XV Travessia da Ria a Nado/X Aquatlo, no dia 30 de junho. Para os amantes de desportos radicais, a competição Mare Chalenge está agendada para 20 e 21 de julho, e a Neon Run, numa vertente mais lúdica, no dia 19 de julho, ambos na Praia da Barra.

Ainda em julho, o Ciclo Cais à Noite regressa ao Cais Criativo da Costa Nova a 26 de julho, 2 e 9 de agosto.

Os Festivais Gastronómicos voltam a marcar o verão no Município de Ílhavo, contando com um investimento de 460.000,00 euros.

O Festival da Sardinha, em parceria com a APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro), realiza-se de 18 a 21 de julho, no relvado da Costa Nova.

No mesmo local, de 1 a 4 de agosto, realiza-se o Festival do Marisco, em parceria com o Illiabum Clube.

O Festival do Bacalhau, o maior evento gastronómico do Município de Ílhavo, realiza-se de 14 a 18 de agosto, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré.

Além dos pratos de bacalhau, servidos por dez associações do Município de Ílhavo, o grande atrativo deste festival são os concertos do Palco Estibordo: Vítor Kley, no dia 14 de agosto; Tony Carreira, a 15 de agosto; GNR, 16 de agosto; Áurea, a 17 de agosto; e Buba Espinho, a 18 de agosto.

O palco Bombordo irá receber a banda vencedora do Concurso “Bandas de Garagem”, cuja final está agendada para o próximo dia 18 de maio, às 19h, no Cais Criativo da Costa Nova.

No mês de setembro haverá “Cântico das Sereias”, nos dias 8, 15 e 22, no Cais Criativo da Costa Nova, Festival Cabelos Brancos com João Baião, nos dias 20 e 21 de setembro, na Casa da Cultura de Ílhavo, Adelaide Ferreira e “Para Sempre Marco” (tributo a Marco Paulo), no Jardim Henriqueta Maia.

A Festa dos Bacalhoeiros, um encontro entre gerações de homens de todo o país que andaram ao bacalhau nas águas frias do Atlântico Norte, está agendada para o dia 28 de setembro.