Visitas e programa cultural na celebração da Rota dos Moinhos.

2022-04-07 07:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Rota dos Moinhos de Portugal, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, inicia hoje as comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.

Vagos apresenta programação para três dias.

As azenhas do Boco e o moinho de vento Ti Pascoal estarão abertos para visitas.

Nas escolas do ensino básico e nas redes sociais do Município é apresentado o vídeo com a história “Vale dos Moinhos”, de Noelia Blanco e Valeria Docampo.

No sábado, dia 9, esta história será contada ao vivo às 11h, na Biblioteca Municipal de Vagos e durante a tarde é possível conhecer o fabrico da broa.

No domingo, dia 10, entre as 9h e as 17h, a Charcos & Companhia e a Junta de Freguesia de Calvão organizam a “Feira de Troca de Sementes”, na Lagoa de Calvão, com visitas ao Moinho Ti Pascoal.

Em Soza é inaugurado o “Trilho das Levadas das Azenhas” do Boco.

Em Águeda, poderão ser visitados a moinhola de Macieira (9 e 10 de abril) e o moinho do Vale das Senhoras, em Paradela (7 a 10 de abril).

Neste último, a visita terá como mote a homenagem aos ex-combatentes do Lugar de Paradela, estando programada uma degustação gastronómica, petiscos tradicionais, confecionados por senhoras da aldeia e ainda a presença de “personalidades” trajadas a rigor, como o moleiro, a mulher do moleiro e outras associadas ao moinho.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida realizará, no âmbito desta iniciativa, uma caminhada no dia 8 (9 horas) com destino ao moinho de Paradela, tendo como ponto de encontro o Largo 1.º de Maio, no centro da cidade de Águeda.

Para dia 9 de abril, às 11 horas, está prevista uma ação temática, integrada na rubrica “Porque hoje é sábado” da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, onde será contada uma “História com cheiro a pão” com o atelier “Quem me ajuda a fazer pão”.

A programação desta rota dos Moinhos terminará com uma caminhada na Aldeia do Casal, promovida em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de Eventos dos Amigos do Casal, que terá como ponto de partida o Largo do Souto, na Aldeia do Casal, às 9h30

Em Albergaria as atividades estarão mais centradas no fim de semana com 4 programas alternativos.

Na manhã de sábado, o programa inclui, às 10h00, uma visita aos Moinhos do Regatinho (Vilarinho de S. Roque), seguida de uma caminhada pelo Trilho do Linho, com a distância de 2,5 km.

Pelas 11h30, os participantes podem descobrir o Moinho de Baixo e os Moinhos da Quinta da Ribeira (Ribeira de Fráguas) e acabar a manhã a fazer papas de milho numa oficina prática.

Na tarde de sábado, há a visita ao Moinho do Chão do Ribeiro (Mouquim), onde haverá animação pelo Grupo de Cantares de Santa Eulália e o Grupo de Concertinas da União Desportiva e Cultural de Mouquim.

Uma hora mais tarde, parte-se para uma caminhada de 5 km com o Agrupamento de Escuteiros de Valmaior.

Na manhã de domingo, e em colaboração com as comemorações do aniversário do Centro Municipal de Marcha e Corrida (Polo de Albergaria-a-Velha) será feita uma caminhada de 10 km com paragem no Moinho de São Marcos.

A finalizar o programa de aniversário da Rota dos Moinhos, vai ser feito um circuito de autocarro por três núcleos – o Moinho de Porto de Riba (Soutelo - Branca), a Atafona (Sobreiro - Albergaria-a-Velha) e o Moinho da Cova de Fontão (Angeja).

Este projeto envolve municípios de duas comunidades intermunicipais (Região de Aveiro e Viseu Dão Lafões) e foi distinguido no âmbito do programa ALA + T - Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo, sendo a sua concretização apoiada pelo Turismo de Portugal.

A Rota dos Moinhos pretende criar uma rede de agentes públicos e privados, a nível nacional, que se proponham a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico.

Os programas de atividades dos diferentes municípios vão estar disponíveis nas redes sociais de cada um dos cinco municípios.

Experiências únicas aguardam por todos os que, nestes dias, visitarem estes municípios, onde estão programadas diversas atividades ligadas ao património molinológico, desde visitas aos moinhos, moagem de milho, degustação de pão, workshops, trilhos pedestres, storytelling, piqueniques, entre muitas outras atividades.

 

Foto: João Luis Maia