Virgínia Matos é a candidata do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Glória e Vera Cruz.

2021-06-15 08:06

Categoria: 

Concelho: 

Virgínia Matos é a candidata do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Glória e Vera Cruz.

A assistente técnica, de 42 anos, é a primeira candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Glória e Vera Cruz e a agenda política segue o tom geral para o Município com enfoque na habitação.

Nos últimos 4 anos foi deputada municipal e foi, durante 8 anos, vogal na Assembleia de Freguesia, primeiro na Vera Cruz e depois na União de Freguesias.

Integra as Comissões Coordenadoras Distrital e Concelhia do Bloco de Esquerda.

Licenciada em Ensino de Inglês e Alemão pela Universidade de Aveiro, atualmente desempenha funções de secretária clínica numa Unidade de Saúde Familiar, nomeadamente no massivo processo de vacinação em curso.

É ativista na qualificação do Serviço Nacional de Saúde.Sobre a candidatura do Bloco de Esquerda à Glória e Vera Cruz, Virgínia Matos coloca no centro das preocupações a questão da habitação.

A candidata fala em “aumento desmesurado” do custo de vida em Aveiro, “a começar pelo preço da habitação com impacto em todas as esferas da vivência na cidade”.

“A direita desenvolveu um programa de choque para o monocultivo do turismo. Esse condicionamento da economia e do investimento público direcionado para essa indústria permitiu a uma pequena elite beneficiar imensamente. Mas o reverso da moeda são rendas incomportáveis; uma uniformização do espaço público e dos locais de consumo, com preços mais elevados e direcionados a turistas. Viver hoje na cidade é muito mais caro e é também um factor de exclusão com muita gente a ser expulsa das suas casas”.

Outro dos temas fortes é a reabilitação do Rossio com parque de estacionamento. O BE não quer uma cidade construída para o turismo.

“O estacionamento subterrâneo programado para o Rossio é mais uma peça desta política de turistificação. É um estacionamento para servir novos hotéis. Aliás, a autarquia quer mais um hotel na zona da lota. A candidatura do Bloco tudo fará para derrotar o estacionamento no Rossio, da mesma forma que rejeitamos a proposta de edificar um silo auto na zona da lota. Connosco, Aveiro não se transformará num parque de diversões sem vida”, defendeu Virgínia Matos.