Verdes Insistem na necessidade de fiscalização e monitorização da Pateira de Fermentelos.

2021-07-14 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Os Verdes Insistem na necessidade de fiscalização e monitorização da Pateira de Fermentelos.

A deputada, Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através da Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre. descargas que ocorreram diretamente na Pateira de Fermentelos, no primeiro fim de semana do mês de julho.

Há um ano o tema já tinha sido colocado.

Segundo o Governo, na bacia hidrográfica que aflui à Pateira de Fermentelos, estão emitidos quarenta e cinco títulos de rejeição de águas no domínio público hídrico, embora nenhuma destas descargas de efluentes, aparentemente tratados, no meio hídrico ocorra diretamente nesta lagoa.

“No entanto, têm sido detetadas pela população e autarquias sucessivas descargas de poluição na Pateira de Fermentelos, as últimas das quais no primeiro fim de semana do mês de julho. Segundo o município, apareceram vários peixes mortos, possivelmente devido a descargas ilegais, e os atletas que utilizam as águas da Pateira de Fermentelos para os seus treinos apresentam irritações na pele e olhos”.

A poluição das águas da Pateira coloca em causa a saúde pública e o próprio equilíbrio destes ecossistemas.

Os Verdes querem saber se o Ministério do Ambiente e da Ação Climática teve conhecimento das descargas que ocorreram diretamente na Pateira de Fermentelos no primeiro fim de semana do mês de julho, se sabe qual a origem dos esgotos que estão a ser descarregados na Pateira de Fermentelos e que medidas serão tomadas para travar este e outros atentados ambientais na Pateira, no rio Cértima e seus afluentes.