Vagos: Executivo aprova anteprojeto de Reabilitação do Palacete Visconde de Valdemouro.

2018-12-07 18:47

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Vagos aprovou, por unanimidade, o anteprojeto de Reabilitação do Palacete Visconde de Valdemouro, cuja estimativa orçamental ronda os 3,4 milhões de euros.

Com uma área de implantação de 1374,22m2 e uma área total de construção de 2832,91m2, esta é uma das intervenções previstas no Plano de Ação de Reabilitação Urbana da Vila de Vagos.

Visa a reabilitação e ampliação do Palacete de modo a proporcionar condições para a instalação de um Pólo de Industrias Criativas e Culturais e pela ampliação do Museu do Brincar.

“Pretende-se que este centro criativo funcione de modo articulado com o Museu, enfatizando a importância do reconhecimento sociocultural que o Museu do Brincar assume no Município e na Região, providenciando-se instalações contemporâneas que permitam ampliá-lo e garantir um maior volume de visitas”, refere a autarquia.

Serão incorporados novos espaços funcionais, entre os quais um Auditório que permitirá um conjunto de ações e eventos com o objetivo de divulgação dos trabalhos realizadas pelas empresas instaladas e pelo Museu do Brincar, de modo a criar um Pólo aglutinador de dinâmicas criativas e culturais.

Outro dos objetivos da intervenção, é que esta possa ser um incentivo à recuperação e reabilitação do parque habitacional existente no centro urbano, que se encontra em vias de se degradar mais.