Vagos aprova orçamento de 22 milhões e reforça investimento em zonas industriais.

2018-11-06 07:39

Categoria: 

Concelho: 

O executivo municipal de Vagos aprovou, por maioria, com uma abstenção, a proposta de Orçamento e as Grandes Opções do Plano 2019, com o valor de 22 milhões de euros.

Aumento de cerca de 1,7 milhões de euros em relação ao orçamento de 2018 em execução mas sem aumento da carga fiscal no IMI. Silvério Regalado assume que é tempo de investir e qualificar equipamentos sob a orientação do Plano Estratégico de Vagos.

No que diz respeito às despesas de investimento previstas no Plano Plurianual de Investimentos (PPI), destaque para o aumento de cerca de 2,2 milhões euros, em relação a 2018.

Estimular a criação de emprego por via das empresas é a grande aposta do próximo ano com o reforço da criação de condições físicas e de apoio à instalação de empresas no Concelho de Vagos.

“Desde 2013 que o Volume de Negócios das empresas Vaguenses tem vindo a crescer, tendo sido atingido em 2016 os 558 milhões de euros de volume de negócios. Isto significa um aumento de 177 milhões de euros, em relação a 2013, de acordo com o relatório da Informa DB”, refere a autarquia para justificar esta aposta.

Ainda segundo o mesmo relatório, as exportações passaram de 133 milhões de euros em 2013 para 215 milhões de euros em 2016, o que coloca o município de Vagos como o 58º Município mais exportador do país.

“Estes factos têm como resultado o crescimento do emprego e o consequente aumento da capacidade económica e financeira das famílias”, resume a autarquia.

Das ações previstas nas Grandes Opções do Plano, destacam-se a continuação da empreitada da estrada Rines/Sanchequias e a infraestruturação da parcela B do Parque Empresarial de Soza (PES) e a obra que terá um custo de cerca de 2,1 Milhões de euros e que tem um financiamento de 1,6 milhões de euros assegurados no âmbito do Centro 2020; a obra de requalificação da Zona Industrial de Vagos (ZIV) e a ligação da A17 – ZI Vagos – ZI Mota – A25.

No próximo ano irá dedicar cerca de 1 milhão de euros a este projeto.

A continuação do investimento na requalificação da rede viária municipal, as atividades que integram a componente turística e cultural para 2019, como por exemplo as Marchas Populares, a Natál(i)a Terra do Pai Natal, as Festas de Vagos, o Vagos Metal Fest, o Vagos Sensation Gourmet ou o Programa Animar o Verão; Início das intervenções nas escolas do 1º ciclo; as obras de Requalificação do Palacete Visconde de Valdemouro (na foto); a obra de requalificação do Bairro Pedro Guimarães; o Canil Intermunicipal, o projeto do Combate ao Insucesso Escolar, o projeto Região de Aveiro Digital, a programação Cultural em Rede e a Proteção Civil Intermunicipal são igualmente apostas a desenvolver.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “o propósito e o objetivo que se pretende alcançar, em união de vontades com toda a comunidade vaguense, encontrados que estão os eixos prioritários, com todo o nosso empenho, vontade e dedicação, é fazer de Vagos uma terra em franco desenvolvimento e crescimento sustentado.

No fundo, o que está verdadeiramente em causa é o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Reconhecidamente, nestes últimos anos, temos conseguido criar as condições para o crescimento económico, social e cultural do Concelho, honrando a nossa identidade e a nossa história”.