"Um dos objetivos é ter sucesso na redução de animais abandonados e sucesso na adesão dos cidadãos à boa gestão dos animais de companhia" - Ribau Esteves.

2018-07-03 10:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O ´cheque veterinário´ será disponibilizado em breve em Aveiro e o município anuncia mais medidas para garantir cuidado animal e preocupação especial com os animais errantes mas adianta que nada irá resolver os problemas sem a consciencialização e responsabilização dos donos (com áudio).

Ribau Esteves anunciou esta segunda a estratégia da autarquia anunciando o apoio de três clínicas, em Aveiro, que passam a disponibilizar apoio à esterilização e tratamento.

O ´cheque veterinário´ vai ajudar famílias carenciadas a terem acesso a serviços clínicos mas para a Câmara de Aveiro o sucesso de todas as campanhas irá estar ligado à responsabilização dos donos com a obrigatoriedade do chip que permita chegar aos legítimos proprietários (com áudio).

A campanha "Animais de companhia" conta com o apoio da ordem dos médicos veterinários e tem na autarquia o pilar que vai trabalhar a criação de dois parques caninos (Fonte Nova e no Canal de São Roque), o pólo do canil intermunicipal e que conta para já com o apoio de dois centros informais de recolha cujo processo de legalização a autarquia vai apoiar.

Ribau Esteves salienta o investimento na criação de condições para cumprir a lei que entra formalmente em vigor em setembro e que, segundo o responsável pela ordem dos veterinários, provocou uma uma situação catastrófica" no país com dezenas de milhar de animais abandonados devido ao desconhecimento dos donos dos animais.

Jorge Cid chegou mesmo a falar em “calamidade” resultante de interpretações da lei que poderão ter levado ao aumento do abandono de animais (com áudio).

“Deveria ter havido uma grande campanha de informação sobretudo em meios com mais baixa literacia. Essas campanhas deveriam incidir no que é bem estar animal, o que comporta, o que devem fazer para tratar bem e não assustá-las”.

A sensibilização e a desmistificação de aspetos da lei que perecem ter assustado os donos são apostas para evitar o precoce esgotamento do Centro de Recolha Oficial da Região de Aveiro, com pólos em Aveiro, Ovar e Águeda, logo que a estrutura esteja concluída.

Enquanto não chegar esse momento, a viatura que vai entrar ao serviço da causa animal transportará os animais errantes para centros informais de acolhimento geridos por duas associações e que terão da autarquia apoio para a legalização.

O autarca deixou ainda uma crítica ao Governo que reservou 2 milhões de euros para apoiar a construção de canis no país quanto a estrutura da região de Aveiro poderá custar cerca de 2,5 milhões.